Prêmio Helena Greco


O deputado Durval Ângelo iniciou ontem a campanha para a instituição do Prêmio Helena Greco de Direitos Humanos, a ser concedido anualmente a cinco entidades e/ou pessoas que defendem os direitos humanos. No primeiro ano também será concedida a medalha João Baptista de Oliveira a um dos defensores.

Ontem à tarde, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa promoveu uma audiência pública quando foram discutidos os pontos mais polêmicos do Programa Nacional de Defesa dos Direitos Humanos, PNDH-3.

A sessão foi presidida pelo deputado Durval Ângelo e contou com a participação de representantes de inúmeras entidades e instituições que defendem o Programa, fruto de inúmeras discussões em todo do país, culminando com a Conferência Nacional de Direitos Humanos realizada em dezembro de 2008 em Brasília.

Para a conferência nacional foram realizadas conferências em todas as regiões de Minas, com a participação de mais de 700 entidades, lembrou o presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG.

A professora Heloísa Greco, filha de d.Helena Greco, participou da mesa e expli8cou que estava ali como uma das quase 70 representanes de entidades da sociedade civil que fazem parte do Fórum Permanente em Defesa do PNDH-3.

Um dos convidados para a audiência pública foi o líder operário José Francisco Neres, presidente do Partido Comunista Brasileiro em Minas Gerais.

Comentários

Muito justo o prêmio. A homenagem ao falecido deputado João Batista também, pois foi um grande homem que superou sua deficiência física e a condensou num caráter impecável. Justa a homenagem ao grande Neres.
Daniel Oliveira disse…
Convivo com o camarada Neres desde 97, quando tinha 19 anos.
É um exemplo de abnegação e luta para todos aqueles que constrõem cotidianamente a revolução socialista.
Sem dúvida, como disse Brecht, um imprencindível.