Excelência da Viola Caipira


O “Prêmio Nacional de Excelência da Viola Caipira”, o Oscar da Viola Caipira no Brasil que teve sua primeira edição em 2005 e que agora passa a se chamar “Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira” devido à parceria com a empresa paulista Rozini Instrumentos, acontecerá na capital mineira no dia 18 de janeiro de 2011, a partir das 20 horas, no Centro de Convenções Minascentro.
Entre os premiados está a dupla Zé Mulato & Cassiano, que em 2011 comemoram 32 anos de carreira, e são reconhecidos como a dupla caipira mais autêntica do Brasil, e recebem o Prêmio de melhor Dupla Caipira. Volmi Batista, da VBS Produções, receberá pela segunda vez o prêmio Excelência da Viola Caipira. Desta vez pela produção em 2010 do álbum triplo “Fidelidade a Brasília de Zé Mulato & Cassiano.
Na categoria “Dupla Revelação de 2010″, o casal violeiro brasiliense Kleuton & Karen, que com quatro anos de carreira trabalha na defesa da música caipira e é um dos únicos casais violeiros do Brasil no estilo. Já foram premiados 19 vezes em vários estados brasileiros em festivais de música. O apresentador Luiz Rocha recebe o prêmio de melhor Programa de TV com o Programa Brasil Caipira que teve sua estréia na TV em 1997 e em sua formação o peso maior da divulgação da arte, que por motivo único de fazer perpetuar as suas raízes culturais, é considerado pela área acadêmica sociológica como: Instrumento de resgate da cultura plena a favor da contra – cultura da massificação, consumo e descarte.
O prêmio é uma realização do IBVC – Instituto Brasileiro da Viola Caipira, entidade sem fins lucrativos com sede na capital mineira e conta com o apoio do SESC/BH, Prominas, Belotur, ANVB – Associação Nacional dos Violeiros do Brasil, Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, Viola Brasil Produções, Rozini Instrumentos, Egesa, D’sign Comunicação, Cachaças do Brasil, Viola Urbana Produções e Revista Viola Caipira.
Serão cerca de 130 contemplados entre artistas e profissionais envolvidos com o universo da viola caipira no Brasil, em uma grande noite de gala. No dia 18 de janeiro de 2011, será mostrada a viola caipira com a nobreza que ela sempre mereceu.
Um dos contemplados é o violeiro mineiro Chico Lobo (foto).

Comentários