Russos atormentam-se com água gelada no dia da Epifania


19.01.2011

Na noite de 18/19 deJaneiro, os cristãos ortodoxos celebram a Epifania, um dos mais importantes feriados religiosos. Muitas pessoas tradicionalmente tomam banho de água gelada esta noite em uma esperança para lavar seus pecados. Isso é bastante preocupante, uma vez que médicos e equipes de resgate têm que permanecer em serviço perto de reservatórios de água, onde o ritual acontece.
Quase dois mil anos atrás, Jesus Cristo entrou na água do rio Jordão para ser batizado por João Batista. Desde aquela época, acredita-se geralmente que toda a água na Terra se torna santa, na noite de Epifania, a cada ano.
A Rússia adotou o cristianismo em 988. Ela se tornou uma tradição na Rússia para cortar buracos no gelo de lagos e rios, muitas vezes em forma de cruz, e para banhar-se na água gelada. Os crentes mergulham na água três vezes para o ritual.
Uma teoria diz que quando um ser humano pula na água gelada, que melhora a imunidade. Os médicos não compartilham este ponto de vista. Imunologistas dizem que tal estresse fisiológico compromete o sistema imunológico e provoca a evolução de várias infecções que antes eram subjugados.
O que acontece com o corpo quando uma pessoa pula em um buraco no gelo?
Se ele ou ela estiver absolutamente saudável e vigoroso, na noite da Epifania será algo parecido com um exame por eles para testar o seu estado de saúde. Essa pessoa vai realmente se sentir rejuvenescida e revigorada. No entanto, se um participante do ritual é fraco e despreparado para tal situação estressante, se ele ou ela tem doenças crônicas, tais pessoas se colocam em sério risco.
Andrei Shulzhenko, doutor em Ciências Médicas, um imunologista: "Como regra, após a noite da Epifania muitas pessoas estão internadas com formas graves de pneumonia e outras doenças crônicas que podem ter. A taxa de ataques cardíacos aumenta em flecha durante estes dias, muitos infartos ocorrem", disse o médico.
Quando uma pessoa despreparada pula na água gelada, seu corpo é exposto a um stress grave. Os vasos sanguíneos em todo o corpo, principalmente na cabeça, ficam restritos imediatamente. Tal ênfase pode mesmo conduzir a um desfecho letal, porque o coração não pode lidar com esse teste.
Se você decidir participar do ritual, os médicos recomendam preparar-se com antecedência:
- Tomar banho de contraste regularmente; - Despeje água fria sobre si mesmo todos os dias, duas vezes ao dia; - Faça exercícios físicos regularmente; - Passar tanto tempo quanto possível fora.
Na noite de Epifania, antes de saltar na água, aqueça-se com a ajuda de exercícios físicos, não faça uso de álcool. Quando você se sentir quente, este é o momento em que você pode se despir e pular na água.
Mergulhar-se na água três vezes e sair da água rapidamente. Não tente demonstrar sua resistência ao frio para ninguém, nunca competir com ninguém na água. Assim que você sair, esfregar-se todo com uma toalha seca, se vestir e ir para um lugar quente. Se você não tem problemas de coração, você pode ter 50 gramas de conhaque - não mais do que isso e só depois do ritual.
Tomar banho em água gelada é estritamente proibido para aqueles que têm:
- Doenças cardiovasculares;
- Hipertensão; - Doença cerebrovascular; - Epilepsia; - Espasmofilia; - Doenças renais e respiratórias; - Doenças da glândula tiróide; - Doenças infecciosas.

Alexander Rylov Medpulse

(Pravda.Rus-Divulgação)

Comentários

Anônimo disse…
pois é