Como se vestia Stálin

                                                   
Stálin preferia o quepe militar com viseira, com dois lados retos, do que qualquer outro chapéu                                                                                                 Foto: RIA Nóvosti


A imagem de Lênin, o líder da Revolução Bolchevique, reunia a grande estatura, a cabeça calva, a dificuldade de dicção (ele gaguejava), o legendário boné, os passos rápidos e as emoções à flor da pele. Nos monumentos que estavam até recentemente no centro de cada cidade do vasto país, ele era retratado em movimento com o seu chapéu favorito, não na cabeça, mas em sua mão. 
Já a imagem de Stálin, que sucedeu Lênin no papel do líder nacional, era completamente diferente. Encontrar a estabilidade depois do caos da guerra civil foi vital para o país, portanto o líder deveria ser uma pessoa forte, segura, confiável, com um poder invencível.
A aparência de caucasiano e a lentidão por natureza ajudavam a Stálin. Nicolai Baibakov, ministro da indústria de petróleo da URSS, lembrava:

"Entrou e ficou parado, olhei e era Stálin, Alto Comandante, virado de costas para mim. Aproximei-me dele, decidi não tossir. Olhei para ele, que estava vestido com  uma jaqueta cinza e botas macias, de maneira bem modesta para o líder do Estado."

As roupas do partido

Desde a revolução até a metade da Segunda Guerra Mundial, suas vestimentas eram, de preferência, a túnica-casaco fechada, austera, feita de tecido de alta qualidade e calças enfiadas em botas. Sua roupa preferida de cima era o abrigo simples de soldado, que ele usava durante vários anos até que ficasse velho. Artem Sergeev, o filho de um grande amigo e aliado de Stálin,  disse a Catherine Glushik em "Conversas Sobre Stálin" (publicada no jornal "Zavtra”, em 2006):

"Uma vez Stálin voltou para casa e viu um abrigo novo. Perguntou onde estava o antigo. Responderam que já não estava mais lá. Ele se irritou: ‘Com dinheiro público pode-se trocar de abrigo a cada semana, mas o antigo eu poderia usar por mais um ano. Vocês poderiam me perguntar se eu precisava de um novo ou não.’"

No Partido Comunista, havia um uniforme: uma jaqueta ou túnica (comprida, feita de tecido grosso, usada com cinto). Os membros do partido eram conhecidos como  "Soldados da Revolução". Se vestiam de roupas paramilitares e não só porque isso foi exigido pela ideologia. A maioria deles antes de tomar um posto no governo, lutara na Primeira Guerra Mundial, depois organizara a revolução e em seguida, comandara o Exército Vermelho e organizara trabalhos políticos durante a Guerra Civil. Assim, a  túnica era mais próxima deles, mais compreensível do que qualquer outro uniforme social.

Mas em 1938, os ternos dos líderes do país, inclusive alguns uniformes de Stálin, passaram a ser costurados na Fábrica Central Militar, que produziu amostras de novos uniformes para os generais do Exército Vermelho e opera até hoje sob o nome de 43ª Fábrica Central Experimental de Costura. Stálin pessoalmente aprovava todos os novos modelos, até os botões.

Nascimento do estilo imperial

Em casa, Stálin também preferia a simplicidade. Artem Sergeev lembra: "Em casa, ele usava calças de lona, casaquinho de linho. Às vezes ficava só de camisa de algodão, parecida com uma para soldados. Nunca o vi em terno social. Durante as férias, ele usava terno de linho."

Stálin preferia o quepe militar com viseira, com dois lados retos, do que qualquer outro chapéu. Cada um desses chapéus era feito à mão, depois do anterior ter ficado velho. Se na hora de experimentar Stálin achasse alguns defeitos, simplesmente continuava a vestir o exemplar antigo.

Quando a Stálin foram atribuídos os títulos de Marechal da União Soviética e Generalíssimo, a criatividade dos designers enfrentou o gosto austero do líder. A versão inicial do casaco, com estilo naval de cor clara, decorado com costura de ouro e inspirado no uniforme de oficial do início do século 19, foi rejeitado na fase de demonstração e foi enviado para o museu, onde permanece até hoje.

Para Stálin, foi costurado o uniforme-casaco pesado de cor cinza clara com gola declinada (a gola anterior, alta, lhe pareceu desconfortável) com quatro bolsos clássicos e dragonas de marechal. Junto com o casaco havia calças com listras de dois lados, tipo de roupa que impressionava mais e era mais sólido. Assim surgiu sua atração pelo estilo imperial, que era ao mesmo tempo cativante, severo e solene.

Na Rússia, a jaqueta (“french”) apareceu durante a Primeira Guerra Mundial. Muitos oficiais, ao ver  os modelos de roupa de oficiais britânicos e franceses, começaram a usar casacos parecidos. No exército britânico havia dois tipos de jaquetas: uma mais pesada e aberta, usada por cima da camisa com gravata, e o exemplar para soldados que era mais confortável, com um decote alto, sem gravata. Os comandantes do exército vermelho tinham suas preferências justamente por esse tipo de roupa.
   (Com a Gazeta Russa)

Comentários