Ex-presidente do Uruguai é homenageado na ABI

                                                                    

Vice-Presidente da ABI, Paulo Jerônimo (Pajê), Samuel Guimarães, José Mujica, Darc Costa, Carlos Lessa e Maria Hernandez

Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (27), na Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o ex-presidente e atual senador uruguaio José Mujica foi homenageado pela Federação de Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul (Federasur) com o prêmio “Personalidade Sur 2015”, por sua atuação política e social em seu país. Segundo Darc Costa, presidente da Federasur, o objetivo da premiação é celebrar figuras ilustres de destaque mundial nas Américas.

Durante a solenidade, Mujica falou sobre a América Latina, o momento político atual e a importância de viver em coletividade e da valorização de cada minuto da vida. Seu discurso é marcado pela crítica à civilização do consumo e à política, à acumulação de bens e riquezas, o esbanjamento das elites, que compram artigos supérfluos e questionou: “Isto por acaso é felicidade?

De acordo com Mujica, é preciso mudar a mentalidade das pessoas e o comportamento dos políticos, que devem defender a maioria do povo, ao invés de preservar o interesse de uma minoria privilegiada. “Não há homem grande, há causa grande”, disse, arrancando aplausos entusiasmados:  “Os políticos têm que viver como a maioria e não como a minoria. Não há homens grandes, mas sim grandes causas. Somos seres coletivos. Temos que viver, e o capita não é mais importante que a vida. O homem, com a tecnologia, conquistou mais 40 anos de vida, apesar de ninguém saber o que isso de fato significa. (Com a Associação Brasileira de Imprensa)

Comentários