Há 55 anos, Belka e Strelka se anteciparam a Gagarin no espaço (Veja o vídeo)

                                                                                     


A 19 de Agosto de 1960, a bordo da nave espacial russa Sputnik-5, dois cachorros, de nomes Belka e Strelka, partiram ao espaço. Estes animais foram os primeiros seres vivos da Terra a passarem mais de 24 horas no espaço. Belka e Strelka tornaram à Terra sãos e salvos. 

Belka e Strelka foram os primeiros cães a completar uma órbita em torno da Terra e a voltarem vivos para casa. 

Quando o primeiro satélite de comunicação da Nasa, Echo 1, sobrevoava Baikonur, Belka e Strelka, que estavam a bordo da nave Sputnik-5, começaram a latir incessantemente. A impressão que dava pelas telas é que os cães estavam latindo para o satélite americano.

Belka e Strelka tornaram-se heroínas. Quando retornaram à Terra, foram levadas diversas vezes a jardins de infância e escolas.

Depois de alguns meses, Strelka teve filhotes. 

Um dos filhotinhos – uma fêmea de nome Púchinka – foi dado de presente pelo líder soviético Nikita Khruschov a Jacqueline Kennedy, esposa do então presidente norte-americano John Kennedy.

Os “cães espaciais”, que foram empalhados, encontram-se atualmente no Museu Memorial da Cosmonáutica, em Moscou, e a figura deles continua a inspirar artistas, escritores e cineastas.

Prova disso é a animação em 3D “Belka e Strielka. Os cães estelares”, lançada em 2010, quando o voo completou 50 anos.
O êxito da sua viagem no espaço foi um prelúdio para o voo do primeiro cosmonauta do planeta, Yuri Gagarin.

Leia mais: http://br.sputniknews.com/videoclube/20150819/1899790.html#ixzz3jIEStaB6 (Com a Gazeta Russa e Sputnik Brasil)

Comentários