Jornalista Otavio Frias Filho morre aos 61 anos



                                                                                          Raquel Cunha/Folhapress

O jornalista Otavio Frias Filho, 61 anos, diretor de redação da “Folha de S. Paulo”, morreu nesta terça-feira (21), às 3h20, em São Paulo. Ele estava internado no hospital Sírio-Libanês, no centro da capital, e lutava contra um câncer no pâncreas desde setembro de 2017. As informações são do site da Folha.

Jornalista, dramaturgo e ensaísta, Otávio comandou a Folha durante 34 anos. Filho de Dagmar Frias de Oliveira e de Octavio Frias de Oliveira, empresário que comprou em 1962 a “Folha de S. Paulo”, Frias Filho nasceu em São Paulo no dia 7 de junho de 1957.

Entre 1975 e 1983, estudou Direito e Ciências Sociais na Universidade de São Paulo (USP) e começou a assessorar o editor da Folha de S. Paulo, Cláudio Abramo, e seu pai.


Em 1984, assumiu, aos 26 anos, a função de diretor de redação e conduziu várias reformas no jornal. Entre elas, a criação e implantação do Manual de Redação da Folha.


Em seu primeiro ano no comando do jornal, encampou o movimento das “Diretas Já”, que pedia eleições diretas para presidente após o mandato de João Figueiredo.


Otávio também foi o responsável por implantar a função de Ombudsman no jornal.


Ao longo da sua carreira, lançou os livros de ensaio “De Ponta Cabeça” (2000), “Queda Livre” (2003) e “Seleção Natural” (2009), entre outros.


Como dramaturgo, teve peças encenadas em São Paulo, entre elas “Típico Romântico”, “Rancor” e “Don Juan”. 


O jornalista deixa Fernanda Diamant, editora da revista literária Quatro Cinco Um, com quem teve as filhas Miranda e Emilia, e os irmãos Maria Helena, médica, Luiz, presidente do Grupo Folha, e Maria Cristina, editora da coluna Mercado Aberto, da Folha.


O velório ocorrerá a partir das 11h30, e a cerimônia de cremação, às 14h, no cemitério Horto da Paz, em Itapecerica da Serra.

(Com o Portal Imprensa)

Comentários