Mentira não vale, candidato

                                                                                                          Band News

Marina Amaral (*)
Na próxima segunda-feira, 13 de agosto, a agência Pública dá início à cobertura da campanha eleitoral com o objetivo de qualificar o debate democrático e municiar os eleitores, expostos ao bombardeio de falsidades, meias-verdades e omissões convenientes por parte dos candidatos. Nessa primeira semana vamos examinar o que dizem os candidatos a presidente sobre cinco temas essenciais: educação, saúde, meio ambiente, economia e segurança pública.

A equipe do Truco, o fact-checking da agência Pública, está afiada para assumir essa missão. Valendo-se de uma metodologia clara, baseada em padrões internacionais e aperfeiçoada pela experiência, 31 jornalistas vão checar o que dizem os candidatos a presidente e ao governo de 7 estados: São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Pernambuco e Pará.

A cobertura presidencial será realizada pela nossa equipe, que também fará a checagem dos governadores de São Paulo, Minas Gerais e Ceará. 

Nos demais estados contaremos com organizações parceiras, treinadas para aplicar a mesma metodologia: Marco Zero, em Pernambuco, Outros 400, no Pará, Filtro, no Rio Grande do Sul e Livrejor, no Paraná. 

Também inovamos ao escalar dois editores/revisores, que vão fazer uma nova leitura do conteúdo produzido por editores e repórteres das equipes de checagem.

Nesse ponto, vale a ressalva: o Truco não pretende estabelecer a Verdade - absoluta como os dogmas religiosos. O nosso trabalho é desmascarar fatos e dados falsos, imprecisos, exagerados -citados pelos candidatos e relevantes para o eleitor -, com as cautelas que o jornalismo exige: fontes confiáveis, verificação exaustiva, critérios definidos e idênticos para todos, e direito ao contraditório.

Os candidatos são procurados desde que as frases são selecionadas, para que apontem as fontes de suas declarações, e novamente contatados depois da checagem para que tomem conhecimento do resultado das apurações e exponham seus argumentos. Se ainda assim não concordarem com a checagem publicada, podem enviar suas críticas, que serão divulgadas com destaque.

Na política como no jornalismo, ética e transparência são requisitos mínimos para operar na esfera pública. Os sinais, porém, são preocupantes. Para ficar em um exemplo simbólico, vejam a foto de Eduardo Bolsonaro ao lado de Steve Bannon, o marqueteiro de Trump, que agora se dedica a manipular campanhas para além dos Estados Unidos. “Estamos em contato para somar forças”, disse o filho de Jair Bolsonaro sobre o conhecido disseminador de fake news.

Além de checar as falas dos candidatos, vamos ficar de olho nos boatos, que certamente vão se intensificar nas eleições. Se desconfiar de falsas informações, mande uma mensagem para o Truco para que nossa equipe verifique a veracidade dos fatos. O email é truco@apublica.org e o whatsapp 11 9648-5199. Contamos com a sua ajuda!

(*) ​Marina Amaral, codiretora da Agência Pública

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