Como nos tempos da guerra fria



Polônia e os EUA concordaram em instalar no território polaco sistemas de mísseis anti-aéreos “Patriot” e uma unidade de apoio de 100 efectivos norte-americanos. Os primeiros sistemas de defesa anti-aérea “Patriot” serão instalados em março do próximo ano.

A Polônia continua a jogar a carta de uma eventual agressão russa, invocando como prova dos planos agressivos de Moscou quaisquer argumentos mais ou menos consonantes com esta doutrina. Por exemplo, porque Moscou se opôs aos planos de Washington de instalar na Europa de Leste sistemas de defesa antimíssil? Porque eles não permitiriam à Rússia agredir a Polônia – responde o governo polaco sem ter quaisquer provas das intenções agressivas do Kremlin em relação à Polónia.

O mais interessante é que o governo polaco não se preocupa em tê-las, preferindo fomentar emoções e retomar os slogans da guerra-fria na expectativa de serem ouvidos pelo Ocidente. Por que a Polónia necessita disso? Vamos ouvir o deputado da Duma de Estado (câmara baixa do parlamento russo) Nikolai Kovalev. - Porque quer receber apoio militar dos EUA e instalar tropas americanas no seu território nacional e, como consequência, obter com isso vantagens econômicas e financeiras o mais grandes possível.

Por esta razão, o governo polonês assumiu uma posição anti-russa de linha dura. Por isso, não é de estranhar que saibamos dos planos agressivos da Rússia ou pelas declarações de políticos polacos ou pelas declarações de políticos georgianos. Acontece que a Rússia mesma não sabe que está a acalentar tais planos. O paradoxo da atualidade é o de que a política anti-russa é usada por alguns países para a construção da sua segurança e prosperidade – disse o deputado. (Com a Voz da Rússia)

Comentários