Danuza, De Malas Prontas



Danuza Leão faz as malas, é o leitor que pode se aprontar para uma boa viagem. Foi assim em seu último livro, o best-seller Fazendo as malas. Não será diferente agora, neste giro por quatro das cidades mais elegantes do mundo. O primeiro destino é São Paulo. Ali Danuza vai fundo na rota do luxo e do moderno, e ainda arruma tempo para desfrutar uma verdadeira madrugada paulistana, entre festas e casas noturnas povoadas pelas muitas tribos da cidade. Atenta às tendências, ela transforma este relato de viagem numa saborosa crônica de costumes, que seus leitores saberão reconhecer.

O mesmo ela fará em Buenos Aires e em Berlim, as duas próximas paradas do roteiro. Na primeira, um vislumbre da cultura portenha, que passa por cafés, casas de dança, livrarias e cemitérios. Já em Berlim, encontra uma cidade em ritmo de transformação, onde o impacto da queda do Muro se faz ver na moda e na noite, uma das mais concorridas da Europa.

A viagem termina em Londres, cidade referência em moda e consumo, e um dos grandes centros cosmopolitas do mundo. Ao final, um pequeno guia oferece informações sobre os lugares citados.

Danuza Leão nasceu em Itaguaçu, Espírito Santo, e com dez anos foi para o Rio de Janeiro. Depois de exercer atividades variadas, tornou-se jornalista, e suas crônicas foram posteriormente reunidas em Danuza todo dia, Crônicas para guardar e As aparências enganam. Dela, a Companhia das Letras publicou suas memórias, Quase tudo (2005) e o livro de viagens Fazendo as malas (2008), além de tco er reeditado seu grande sucesso, Na sala com Danuza, em formato de bolso. (Com a Companhia das Letras)

Comentários