CEPAL, conferência sobre a mulher


A ex presidenta chilena Michelle Bachelet estará entre as principais conferenciatas da XI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e o o Caribe, a efetuar-se em Brasília no próximo mês.Alicia Bárcena (foto), secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o o Caribe (CEPAL), inaugurará o encontro, ao que se espera a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e algumas governantes latino-americanas.Bárcena apresentará posteriormente o documento principal da Conferência Regional, que é considerado o fórum intergovernamental mais importante da região em matéria de análise de políticas públicas desde uma perspectiva de gênero.
Com uma assistência estimada em 800 expertos e autoridades, a reunião procura debater sobre os temas de gênero, apresentar recomendações de política pública e avaliar o cumprimento dos acordos e planos regionais à luz das necessidades das mulheres.
Em cinco sessões, mais de 40 expositores abordarão temas como Emprego, responsabilidades familiares e obstáculos socioculturais à igualdade de gênero na economia; Políticas de desenvolvimento e tempo das mulheres; e O poderio econômico das mulheres: acesso às tecnologias e aos ativos produtivos e financeiros.
A Conferência, que é um órgão subsidiário da CEPAL cuja sessão é cada três anos, terminará o dia 16 com a apresentação do Consenso de Brasília, documento que reúne os acordos e compromissos dos governos e em onde se fixa a futura agenda de ação. (Com a Prensa Latina e Google)

Comentários