A situação na Espanha


"HOJE SÓ É POSSÍVEL GOVERNAR
SE SE OBEDECER AO CAPITAL


O governo de Rodríguez Zapatero aprovou uma contra-reforma trabalhista obedecendo, disciplinadamente, as ordens do capital. Assim, esta contra-reforma se converte em outra sobrecarga para a classe trabalhadora e os setores populares. Um peso que é reflexo da crise do sistema capitalista.
Esta contra-reforma é também expressão do que significa o polo imperialista da UE. O Tratado de Lisboa e outros que o precederam – como o Maastricht –, destacam a linha estratégica de aumento da taxa de exploração em todos os países integrados nesse projeto de dominação do capital europeu.
Hoje, não existem diferenças significativas entre os distintos partidos políticos que trabalham para escorar o capitalismo em crise. No arco parlamentar, não existe uma só opção de caráter revolucionário que represente uma posição anti-capitalista consistente. Todas elas se unificam em torno da disciplina da UE, da qual nenhuma se separa.
No sistema capitalista, decrépito e em crise estrutural, somente se pode governar sob a férrea ditadura do capital. Com qualquer governo, dos que hoje são possíveis para o sistema, o resultado é o mesmo para a classe trabalhadora e os setores populares.
Esta nova regulamentação do governo faz com que a classe trabalhadora retroceda décadas de luta. O ataque brutal à negociação coletiva é o núcleo central destas medidas que, segundo Zapatero, não significam “nenhuma perda de direitos para a classe trabalhadora”. O objetivo do capital é o de arrebatar da classe trabalhadora todos os seus direitos conquistados, debilitando suas posições até o limite e para dar um salto qualitativo na taxa de exploração da classe trabalhadora. Este é o fator determinante, atualmente, na estratégia imperialista: recompor o ciclo de reprodução ampliada de capital.
Só resta um caminho à classe trabalhadora e aos setores populares: LUTAR.
O Comitê Executivo do PCPE faz uma convocatória:
Fortalecer a unidade da classe trabalhadora, começando por superar a divisão sindical pela base;
Mobilizar as massas trabalhadoras contra as políticas do capitalismo;
Criar um amplo movimento de unidade popular anti-capitalista combatente;
Trabalhar para que a greve geral seja um êxito massivo, que ponha em manifesto a vontade da classe trabalhadora de emancipar-se da dominação do capital.
O capitalismo – em sua fase terminal – só pode oferecer mais escravidão, mais ditadura fascista e guerra contra os povos.
O futuro da humanidade será socialista e comunista. O interesse da classe trabalhadora e dos setores populares é o de chegar, o quanto antes, a essa sociedade, livre da exploração e da guerra. Enfrentar hoje com determinação a contra-reforma trabalhista dos governos do capital é dar o primeiro passo no caminho para a liberdade e para a igualdade social.
Madri, 16 de junho de 2010
Partido Comunista dos Povos da Espanha"
http://www.pcpe.es/
Tradução: Maria Fernanda M. Scelza

Comentários