Estreia de Pelé e Garrincha -TV Brasil




No sábado (19), 1958 – O ano em que o mundo descobriu o Brasil recorda um dos grandes momentos da história do futebol. Há 52 anos, no dia 15 de junho, os dois maiores fenômenos do esporte, Pelé e Garrincha, estreavam em uma Copa do Mundo. Logo no início do jogo a dupla assombrava os torcedores. No primeiro minuto, uma bola na trave de Pelé; no segundo, outra bola na trave, agora com Garrincha, e no terceiro gol de Vavá. “Os três minutos mais sublimes da história do futebol” segundo o jornalista francês Gabriel Hanot. Um simples empate com a União Soviética classificaria o Brasil, mas Vavá ainda marcou mais um gol.
No programa, os jogadores Nilton Santos, Didi e Zagallo e o então jornalista Luiz Carlos Barreto recordam os bastidores da partida, principalmente quando a Comissão Técnica decidiu substituir Joel por Garrincha, tido por muitos como um atleta inadequando para jogar uma Copa. Outro entrevistado é o russo Tsarev. Ele revela como seu colega de equipe, o zagueiro Kuznetsov, enlouqueceu tentando marcar o homem das pernas tortas. Segundo ele, após a derrota, o atleta avisou que abandonaria o futebol com a seguinte frase “ não sabemos jogar; os brasileiros é que jogam o verdadeiro futebol”.
1958 recorda ainda o jogo pelas quartas de final, dia 19 de junho, desta vez contra o País de Gales, um novo ferrolho. “Éramos dez atrás e um recuado” recorda Mel Charles, marcador de Pelé na partida. A dificuldade de romper a incrível defesa só terminou com o gol que Pelé considera o mais importante, não o mais bonito, de sua carreira. A jogada que acabou classificando o Brasil para a semi-final, contra a França. O documentário recuperou ainda dois momentos inesquecíveis para os que assistiram a partida, mas pouco conhecidos pelos torcedores. Uma cabeçada de Pelé na trave e um gol de bicicleta de Mazola, estranhamente anulado pelo árbitro.
Direção José Carlos Asbeg.Produção José Carlos Asbeg, Patrícia Reis e Ruy Celestino.Edição Arthur Frazão.Narração Milton Gonçalves.
Horário: Sábados, às 22h.
Livre


Programa de Cinema
19/06
Boleiros II – Vencedores e Vencidos
-->
Dirigido por Ugo Giorgetti, o filme se passa em um bar, reduto de “boleiros” famosos, que está prestes a ser reinaugurado com a entrada de um novo sócio, o herói do penta, Marquinhos. Ali, várias histórias se cruzam, tendo o futebol como tema central das conversas.
Aproveitando o dia em que o famoso jogador está visitando seu novo investimento, o filme é quase um documento sobre as transformações pelas quais passou o futebol e seus protagonistas nos últimos anos. Tudo se passa nas novas instalações do velho bar, agora “repaginado” de acordo com o gosto dos novos donos. Restou no local, porém, um pequeno canto onde ainda se reúnem os velhos ex-jogadores que continuam conversando sobre futebol, contando histórias e experiências.
Segundo filme de Ugo Giorgetti sobre futebol, Boleiros II – Vencedores e Vencidos é um filme fracionado, quase em episódios, com muita comédia, muito drama e muita criatividade. Exatamente como o futebol.
O filme foi premiado no ano do seu lançamento no Festival Internacional de Nova York, no Festival Internacional de Miami, no Festival de Recife e na Mostra de Cinema de Tiradentes, Minas Gerais.
Ano de Produção: 2006. Gênero: Comédia. Direção: Ugo Giorgetti. Elenco: Jose Trassi, Flavio Migliaccio, Adriano Stuart, Denise Fraga, Lima Duarte, Cássio Gabus Mendes, Otávio Augusto, Paulo Miklos, Andréa Tedesco.
Horário: Sábado, às 23h

Comentários