TV Brasil e os cartunistas


Profissão Cartunista
16/06
Henfil

A TV Brasil volta exibir a série Profissão Cartunista a partir da próxima quarta (16). O primeiro episódio traz um documentário de 52 minutos sobre a vida e obra do jornalista e cartunista Henfil, realizado 14 anos após sua morte. A edição mostra a carreira do artista desde 1964, relembra seu trabalho em O Pasquim e no Jornal do Brasil, examina seus livros, sua passagem pelo teatro e seu filme Tanga, deu no New York Times.
O documentário é narrado pelo próprio Henfil, graças a arquivos sonoros garimpados e remixados. Entre os entrevistados estão personalidades que trabalharam e viveram com Henfil nos diversos momentos de sua carreira. Entre eles, Zuenir Ventura, Miguel Paiva, Ziraldo, Laerte, Jaguar, Tarik de Sousa e Ivan Cosensa, que relembram os tempos do Pasquim e do Jornal do Brasil, veículos onde foram publicadas a maior parte das obras do artista.
A série, uma obra de Marisa Furtado e Paulo Serran, inclui também outros documentários de cartunistas famosos. A exemplo de Will Eisner, reconhecido internacionalmente através dos quadrinhos. Cenas mostrando o artista trabalhando em sua prancheta, as técnicas usadas e muitas animações feitas sobre os originais do artista estão em três episódios de 50 minutos cada.
Outro documentário é sobre Jerry Robinson, um dos expoentes da Era de Ouro dos quadrinhos norte-americanos e criador do Curinga e Mulher Gato. Animações feitas sobre originais do artista ilustram o filme de 76 minutos. A vasta obra do jornalista e cartunista Ziraldo estará em dois outros documentários de 50 minutos, feitos em 2004. Ricos em imagens de época, os filme narram a história de Ziraldo, a fundação do jornal O Pasquim, em 1968, a censura , as prisões que ele sofreu.
Horário: Quartas, à meia-noite.

Comentários