Engels, biblioteca e a "Origem"



                                                          

Nesta quarta-feira, 28 de novembro, o PCB comemora os 192 anos de Friedrich Engels, militante e dirigente comunista que ao lado de Marx foi agitador, propagandista, organizador e teórico da revolução proletária mundial. Um revolucionário completo. 

Vejo a nota no site do Partidão e me reporto ao tempo em que,com seus 16, 17 anos, ia diariamente à biblioteca da Faculdade de Ciências Econômicas onde passava pelo menos duas horas às voltas com um os melhores livros de Engels: "A origem da família, da propriedade privada e do Estado". Edição em espanhol, à época. 

Naquelas mesas imensas, da Escola ( à  época na Rua Curitiba, esquina com a Rua Tamoios), munido de dois ou três dicionários, canetinha e bloco, ficava atento ao texto difícil à época.

Ao meu lado, para qualquer emergência, um consolo, professores como Fernando Correia Dias e outros, que certamente, se acionados, poderiam vir ao meu socorro...

Hoje ainda faço de "A Origem" um de meus livros de preferência, só que com edição em português, bem mais acessível...

Engels foi um dos autores que realmente fizeram minha cabeça...

Comentários