Após invasão, hackers do grupo Anonymous vazam documentos 'secretos' do Itamaraty

                                                                           
A invasão do sistema de e-mails do Itamaraty na última semana resultou no vazamento de quase 500 documentos, classificados  como "secretos" e com potencial para incomodar o governo brasileiro. 

Governos investiga ataque, mas não confirma veracidade de documentos vazados

Segundo O Estado de S. Paulo, embora os hackers não tenham acessado o sistema interno de arquivo do ministério, conseguiram extrair análises para negociações internacionais, textos de subsídios para reuniões bilaterais que seriam usados pela presidente Dilma Rousseff, inclusive agendas com telefones de autoridades.

O Itamaraty não reconheceu a veracidade dos documentos revelados pelo grupo Anonymous, que assumiu autoria do ataque aos servidores do ministério. O embaixador Antônio Tabajara afirmou que os mesmo estão sendo apresentados em formatos que podem ter sido editados ou alterados.  Apesar disso, o material que circula na web têm, em sua maioria, o timbre do Itamaraty .

Estão na lista o  relatório preparado para o então ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, na visita do seu colega americano, o secretário de Estado John Kerry, bem como todos os documentos para as reuniões do Mercosul de 2011, 2012 e 2013, relatando as posições brasileiras em diversos. 

O Itamaraty informa que já fez um mapeamento do que teria sido vazado e não foi identificado nada altamente prejudicial aos interesses do governo. As investigações são realizadas pelo Gabinete de Segurança Institucional e a Polícia Federal.  O ataque foi feito aos servidores do Itamaraty entre os dias 19 e 27 de maio. (Com o Portal Imprensa)

Comentários