“Dias da Cultura Brasileira” agitam Moscou e São Petersburgo

                                                   
        Fachada da embaixada brasileira em Moscou Foto: Marina Korobkova_Focuspictures


Desde o último dia 13, os moradores e visitantes de Moscou e São Petersburgo vem podendo sentir melhor a atmosfera do Brasil, por meio de palestras dedicadas à cultura e história do país, apresentações de música popular brasileira, exibição dos últimos lançamentos nacionais e até oficinas culinárias.

 Estudantes russos celebram língua portuguesa

“O público da Rússia já conhece o cinema e a música brasileira, mas a cozinha tradicional desse país ainda permanece um mistério”, disse Aleksandra Rudakova, assessora de imprensa da embaixada brasileira em Moscou, em entrevista à Gazeta Russa. “Desta vez decidimos divulgar algumas receitas, como a da moqueca tradicional que será apresentada pela chef de cozinha Adelaide Engler.”

Apesar do interesse dos russos pelos ritmos brasileiros e latinos, poucos são os artistas que incluem o país em suas turnês. O evento em ambas as cidades traz apresentações inéditas de qualificados músicos brasileiros, como Yamandu Costa, um dos maiores violonistas do Brasil, e de João Donato, pianista das antigas.

Paralelamente, acontece o 7º Festival de Cinema Brasileiro em Moscou. Os filmes brasileiros, que não são normalmente exibidos em larga escala na cidade, receberam boa recepção nos anos anteriores. Grande parte dos russos conhecem os atores brasileiros pelas novelas transmitidas no país.

Bilateral Bilateral

A ideia de organizar eventos culturais dedicados a ambos os países nasceu em uma reunião entre os presidentes da Rússia, Vladímir Pútin, e do Brasil, Dilma Rousseff, em 2012. No ano passado, os moradores de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro já tiveram a chance de conhecer um pouco mais sobre a Rússia por meio do projeto “Dias da Cultura Russa”.

Apesar de o primeiro evento de grande porte dedicado à cultura brasileira na Rússia, a iniciativa não é pioneira. Em outubro de 2008, a cidade de Moscou já sediou o Festival da Cultura Brasileira. (Com a Gazeta Russa)

Comentários