Pela primeira vez, Cuba presidirá Assembleia Mundial da Saúde

                                                                       

A reunião começa, em 19 de maio, em Genebra. A diretora geral da Organização Mundial da saúde (OMS) Margaret Chan (foto), conversou com o ministro cubano desse setor, Roberto Morales Ojeda e enviou uma saudação a Fidel e a Raúl Castro.

CUBA presidirá, entre 19 e 24 de maio, a 67ª Assembleia Mundial da Saúde (AMS), no Palácio das Nações, da cidade suíça de Genebra, na qual participarão representantes dos 194 países membros da OMS, destaca uma nota aparecida no Portal da Saúde da Ilha maior das Antilhas (Infomed).

 A agenda da MAS tratará de temas como o Decênio das Vacinas e a redução dos níveis de mortalidade e morbidade por doenças previsíveis.

 Atualmente, só 59 países garantem a cobertura de três doses de antígenos contra a difteria, o tétano e a tosse convulsa, para crianças menores de um ano. Muitos outros países, principalmente da África, Ásia sudocidental e o Mediterrâneo oriental descumprirão essa meta em 2015.

 Em Cuba, mediante as campanhas de vacinação que protegem contra 13 doenças transmissíveis, já foram eliminadas doenças como a poliomielite, difteria, tosse convulsa, sarampo, tétano neonatal, rubéola congênita e a meningite tuberculosa.

 Antes do evento, o ministro cubano da Saúde, Roberto Morales Ojeda, se reuniu com a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan. Durante o diálogo trataram de temas da agenda desta reunião e o papel de Cuba como referente regional no âmbito da saúde e o desenvolvimento da biotecnologia.

 Chan enviou uma saudação afetuosa ao líder histórico da Revolução Cubana, Fidel Castro e ao presidente dos Conselhos de Estado e de Ministro, general-de-exército Raúl Castro Ruz.


Comentários