Exposição Política F.C.- O futebol na dditadura



Abertura: 14/6 - 11 horas
Memorial da Resistência de São Paulo (Largo Gal. Osório, 66, Luz - São Paulo/SP)
Até setembro. 3ª a domingo, 10h às 18h, entrada gratuita



Começa no sábado, 14/6, a exposição Política F.C. - O futebol na ditadura.

A mostra, que permanecerá em cartaz até setembro, no Memorial da Resistência de São Paulo, aborda a utilização do futebol por ditaduras ao longo da história – com foco especial no Mundial de 1970, no México, quando o Brasil estava submetido ao regime de terrorismo de Estado do general Emílio Garrastazu Médici, as prisões políticas cheias, a tortura aplicada sistematicamente e o assassinato de opositores seguido de desaparecimento se disseminou.

A abertura acontece às 11 horas.

O ano de 2014 marca a realização da segunda Copa do Mundo no Brasil, os 60 anos do suicídio de Getúlio Vargas, os 20 da conquista do tetracampeonato, nos Estados Unidos, os 30 anos da campanha pelas Diretas Já e também os 50 do Golpe de Estado civil-militar de 1964. Além de eleições gerais para presidência da República e governos estaduais.

Para muitos, futebol e política são como água e azeite: não se misturam. Porém, ao longo das décadas observamos que, de uma forma ou de outra, ambos se cruzam e trilham os mesmos caminhos.

Além de conquistar torcedores, o futebol despertou nos políticos uma atração poderosa, que o transformou numa importante plataforma rumo ao poder.

A exposição apresenta momentos importantes da história nacional e do mundo em que futebol e política se misturaram. O foco principal é mostrar como a ditadura brasileira usou imagem da Seleção, especialmente na Copa de 1970, para vender ao povo e ao resto do mundo a falsa ideia de que o Brasil estava se transformando numa potência dentro e fora dos gramados.

Compareça. Participe. Divulgue.

Conhecer o passado é essencial para entender o presente e construir o futuro.


Comentários