Jornalistas brasileiros e estrangeiros são feridos em protestos contra a Copa

                                                                           
Manifestação na Praça Sete. em BH (MidiaNinja)
Shasta Darlington (foto) ficou levemente ferida; CNN transmitiu confusão ao vivo

                                                                       
Em Belo Horizonte, uma viaduta da Polícia foi virada (Estado de Minas,reprodução)

A manhã desta quinta-feira (12), data em que se inicia a Copa do Mundo no Brasil, a agitação na cidade de São Paulo ultrapassa a empolgação pelo primeiro jogo da competição. Como era esperado, alguns protestos contra o evento acontecem em diversas regiões, mas um especial, nas proximidades no metrô Carrão, na Zona Leste, caminho do Itaquerão, sede da abertura, deixou diversos jornalistas feridos.

O caso mais grave foi o da jornalista Barbara Arvanitidis, produtora da CNN. A confusão aconteceu pouco depois das 10h da manhã, com confronto entre policiais e manifestantes. Barbara acabou atingida por estilhaços de bombas de efeito moral e pode ter quebrado o braço, segundo informou o correspondente esportivo e âncora da CNN Alex Thomas, por meio do Instagram. A CNN noticiou ao vivo a confusão. A jornalista foi retirada do local de maca. 

A apuração do caso fica por conta da Polícia Civil, que avaliará se a Barbara Arvanitidis foi ferida por artefatos dos policiais ou dos manifestantes.

Outros jornalistas também acabaram feridos no confronto. Também repórter da CNN e correspondente do canal no Brasil, Shasta Darlington também se feriu levemente. 

O argentino Rodrigo Abd, da agência Associated Press, machucou a perna. De acordo com informações do G1, ele tentou correr durante o tumulto e sentiu uma pancada na perna. 

Além disso, um repórter de um canal francês também acabou atingido na perna por uma bala de borracha. 

Entre os brasileiros, um assistente de câmera do SBT também acabou ferido no rosto por estilhaços de bombas, recebeu curativos e manteve-se na cobertura.

 Em Belo Horizonte, durante o confronto, um fotógrafo de 52 anos, da Reuters, acabou atingido por um objeto não identificado e foi socorrido ao Hospital de Pronto-Socorro João XXIII com um traumatismo craniano leve.
Segundo a assessoria do hospital, o quadro do jornalista é estável e ele ficará em observação nas próximas horas. As avenidas Amazonas, Afonso Pena e João Pinheiro estão fechadas pela PM.

Pelo menos 11 pessoas foram detidas e uma adolescente apreendida, segundo nota divulgada pelas Polícias Militar e Civil de Minas Gerais na noite desta quinta-feira.

Um capitão da Polícia Militar ficou ferido após ser atingido por uma pedra atirada por manifestantes. (Com Portal Imprensa/Midia Ninja/Estado de Minas/Hoje em Dia)

Comentários