Sábado Resistente apresenta "Linha de Frente"

                                                                                

O Sábado Resistente de 14 de junho exibirá o documentário Linha de Frente, de André Pupo, que conta a trajetória política do militante da luta operária Octaciano Anselmo.

Homem simples, mas liderança de base com convicções fortes, dedicou sua vida à justiça social. O filme nos ajuda a desvendar aspectos importantes da história recente das lutas populares no Brasil.

Através de depoimento de familiares e antigos companheiros de militância, a história de Octaciano é contada desde o início na Pastoral Operária, passando por sua prisão e tortura no Departamento Estadual de Ordem Política e Social – Deops/SP (1973), as várias lutas por melhorias no bairro, a participação na luta operária, junto à Oposição Metalúrgica de São Paulo e a fundação do Partido dos Trabalhadores.

Paralelamente aos depoimentos, o filme acompanha Octaciano Anselmo em uma viagem até São Tomé das Letras, Minas Gerais. Lá, ele chega para conhecer seu bisneto recém-nascido, um encontro que vai reaproximar o pai contestador e sua família, muitas vezes esquecida por causa da luta.
                                                                     
PROGRAMAÇÃO

14h: Boas vindas – Karina Teixeira (Memorial da Resistência)
        Coordenação – Maurice Politi (Núcleo Memória )
14h30: Exibição do documentário “Linha de frente” (2013, 28min, classificação livre)
15h: Debate:
- Paulo Cavalcanti (diretor do Centro de Educação da Zona Leste)
- Octaciano Anselmo (ex-preso político, militante da Pastoral Operária, co-fundador do Partido dos Trabalhadores - PT)
- André Pupo (diretor do documentário “Linha de frente”)

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.

Memorial da Resistência de São Paulo (Largo Gal. Osório, 66, Luz -
São Paulo/SP)

Comentários