Responsáveis pela morte de jornalista russa são condenados à prisão perpétua

                                                                                
Os chechenos Rustám Majmúdov e Lom-Ali Gaitukáev, responsáveis pela morte da jornalista russa Anna Politkovskaya (foto), uma das mais críticas ao governo, foram condenados à prisão perpétua, informaram nesta segunda-feira (9/6) os veículos de imprensa russos.

Segundo a EFE, Majmúdov, autor do assassinato, e seu tio, Gaitukáev, que teria sido o mentor do crime, serão encaminhados a uma prisão de segurança máxima após a decisão do Tribunal Municipal de Moscou.  

Anna foi assassinada em 2006

Já os irmãos de Majmúdov, Ibraguim e Dzhabrail, também envolvidos no crime, foram condenados a 14 e a 12 anos de prisão, respectivamente. O ex-policial Sergei Jadzhikurbánov, encarregado de coordenar o assassinato em Moscou, passará 20 anos detido.

Ainda não se sabe quem encomendou o assassinato, mas a Procuradoria-Geral segue com as buscas. A família da repórter e a direção do Nóvaya Gazeta, jornal no qual ela trabalhou, criticaram a falta de transparência na investigação oficial.

Outro policial, Dmitri Pavliuchenkov, foi condenado a 11 anos de prisão como organizador do assassinato. Ele teria ordenado a seus subordinados vigiar a profissional para saber seus padrões diários de atividades.

O assassinato de Anna Politkovskaya ocorreu em 2006, quando a jornalista produzia um artigo sobre as torturas sistemáticas na Chechênia, que foi publicado por seus colegas cinco dias depois de sua morte.(Com o Portal Imprensa)

Comentários