E a China já tem seu "Rio da Poesia"

                                                          
Um rio no norte da China, que foi homenageado por gerações de poetas chineses na antiguidade, foi reconhecido como o "Rio da Poesia" do país. A decisão foi feita pelo Instituto Chinês de Poesia (ICP).

 A via fluvial que ganhou essa honra é o Rio Qihe, de cerca de 160 quilômetros de extensão, que tem origem na Província de Shanxi e passa pela Província de Henan, ambas no norte do país. O rio merece esse título já que é conhecido como o berço da poesia chinesa, explicou Zhang Tongwu.

Uma pesquisa do ICP revelou que, no "Livro das Canções", a primeira coleção de poemas na história da China e com a participação do grande filósofo Confúcio, 39 dos 305 poemas descrevem a vista do rio Qihe.

Com o fim de divulgar o conhecimento sobre a poesia antiga da Nação Chinesa, o município de Hebi, da Província de Henan, montou uma galeria ao ar livre de 3 quilômetros de extensão à beira do rio Qihe, onde são exibidos mais de 1.500 poemas sobre o rio e a cidade.

Na semana passada, durante a visita a uma universidade em Beijing, o presidente chinês, Xi Jinping, disse ser contra a retirada de poemas e narrações clássicas dos livros escolares. Segundo o líder chinês, essas obras clássicas devem ser gravadas nas mentes dos alunos e transformar-se em "gene" da cultura chinesa. (Com a Rádio Internacional da China/Blog Chinatur)

Comentários