LUÍS CARLOS PRESTES - Um revolucionário entre dois mundos (Este texto é da editora, a Companhia das Letras. Ainda não li o livro mas já tive ocasião de encomendá-lo à "Folha de S. Paulo" e devo recebê-lo ainda esta semana. Estou aguardando, contudo, a obra definitiva sobre Prestes, a de sua filha e minha amiga Anita Leocadia Prestes, professora e doutora formada no Brasil e na antiga União Soviética. O livro está sendo esperado para março. José Carlos Alexandre)

                                                                        
Brilhante estrategista militar, comandante da lendária marcha guerrilheira que leva seu nome, alto dirigente comunista e ideólogo da esquerda durante várias décadas, Luís Carlos Prestes é de um protagonismo inquestionável na história política do Brasil entre os anos 1920 e 1980. 

A bibliografia sobre o “Velho” e sua longa trajetória de lutas sempre se ressentiu, entretanto, da ausência de um relato biográfico equilibrado e completo, à altura de suas grandezas e contradições. 

Amparado em documentos e depoimentos de primeira mão, muitos deles inéditos, Daniel Aarão Reis - professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e respeitado historiador das esquerdas brasileiras - agora preenche essa lacuna com uma ambiciosa investigação sobre o homem por trás do mito do “Cavaleiro da Esperança”.

Neste livro, que já nasce como a principal referência biográfica sobre Prestes, Aarão Reis acompanha os passos do líder comunista com ênfase em sua incansável atuação política, marcada pela ferrenha coerência ideológica e numerosos sacrifícios pessoais. 

De modesto oficial de um batalhão do Exército no interior gaúcho a chefe da mais extensa marcha guerrilheira da história mundial, de cabeça da rebelião comunista de 1935 a preso político, militante clandestino e exilado na União Soviética, de presidente histórico do PCB a líder condenado ao ostracismo por um partido que tentava se adaptar ao jogo político da democracia representativa, Reis traça um perfil biográfico de fôlego que é ao mesmo tempo uma história do marxismo e das lutas sociais no Brasil do século XX. 

O autor assinala como a história do Partido Comunista Brasileiro, o antigo Partidão, frequentemente se confunde com a biografia de Prestes, propondo um novo olhar sobre o homem-lenda que ainda hoje, mais de vinte anos depois de sua morte, continua inspirando paixões e ressentimentos. (Com a Companhia das Letras)

Comentários