Um mergulho no universo de luta pela moradia

                                                                              
Segundo filme de uma tetralogia sobre os excluídos da sociedade, o documentário À Margem do Concreto, do jornalista, dramaturgo e cineasta Evaldo Mocarzel, revela de forma contundente o cotidiano dos Sem-Teto através dos movimentos de ocupação em grandes centros. 

Mocarzel abre mão dos estereótipos criados em torno desses personagens e usa as imagens captadas por sua câmera para fazer um cinema político dando voz aqueles que entraram para os movimentos de moradia. Com um recorte duro da realidade, o diretor mostra com seriedade e competência a tensão provocada pelas desigualdades sociais de nosso País.

Rodado em São Paulo em 2005, À Margem do Concreto não podia ser mais atual. O documentário conquistou os prêmios de Melhor Filme Júri Popular e Melhor Edição de Som no 38º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro de 2005; Prêmio OCIC-SIGNIS de Melhor Documentário na Jornada Internacional da Bahia 2006, Melhor Documentário no Festival do Rio BR 2006, prêmio de Melhor documentário no Festival de Direitos Humanos DerHumALC 2006 e Melhor Documentário Festival de Belém do Cinema Brasileiro de 2006.

O Cineclube.Doc é uma parceria do #Colabora com a Casa Pública e tem como proposta apresentar filmes e documentários que tratem de temas contemporâneos. As exibições serão seguidas de um bate-papo com diretores, atores ou especialistas sobre a questão abordada em cada produção.


Dia 8 de agosto de 2018, às 19h.

A Casa Pública fica na Rua Dona Mariana 81, em Botafogo.

A entrada é franca e sem inscrição, mas o espaço está sujeito à lotação.


Sobre o autor

Evaldo Mocarzel é jornalista, cineasta e dramaturgo. Nasceu em 1960 em Niterói, Rio de Janeiro. Formou-se em Cinema na Universidade Federal Fluminense. Trabalhou como jornalista e foi editor do Caderno 2, do jornal O Estado de São Paulo, durante oito anos. Cursou Cinema na New York Film Academy e fez parte durante quatro anos do Círculo de Dramaturgia do encenador Antunes Filho, no CPT, em São Paulo. É Doutor em Artes na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo.

Sinopse

À Margem do Concreto é um documentário sobre os Sem-Teto e os movimentos de moradia na cidade de São Paulo. O filme acompanha a atuação de várias lideranças que promovem atos de ocupação na região central de São Paulo e que estão fazendo justiça social com as próprias mãos, conquistando a tão sonhada moradia para uma população miserável que não suporta mais viver em albergues e cortiços. À Margem do Concreto é o segundo documentário de uma tetralogia sobre São Paulo iniciada com À Margem da Imagem, sobre moradores de rua.

Ficha Técnica:

À Margem do Concreto

Direção
Evaldo Mocarzel

Produção Executiva
Zita Carvalhosa

Direção de Fotografia
Jorge Bodanzky

Roteiro
Evaldo Mocarzel e Marcelo Moraes

Montagem
Marcelo Moraes

Direção de Produção
Afonso Coaracy

Assistente de Direção
Pablo Torrecillas

Edição de Som
Miriam Biderman, Ricardo Reis e Ana Chiarini

Segunda Câmera
Pablo Torrecillas

Câmera Adicional
João Pedro Hirszman, Fabiano Pierri, Henrique Rodriguez, Denis Pilão

Som Direto
Miquéias da Motta e Megaron da Motta

Assistente de Câmera
Fabiano Pierri

Pesquisa e Consultoria
Cristiane Benedetto
   
                                                          

(Com Colabora)

Comentários