Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2019: Marxismo sem tabus - Enfrentando opressões

                                                                   
O Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-Marx) tem o prazer de convidar para o Colóquio Internacional Marx e o Marxismo 2019: Marxismo sem tabus - Enfrentando opressões. 

Nesta segunda década do século XXI, o crescimento de movimentos políticos e sociais orientados por perspectivas ultraconservadoras articulou-se a uma violência crescente contra as mulheres, a população afrodescendente, os imigrantes e os grupos LGBTQ+. 

Por outro lado, a emergência de potentes movimentos sociais em defesa dos direitos das parcelas oprimidas da população atesta que essas pautas são centrais para as leituras críticas do mundo em que vivemos e para os projetos políticos contemporâneos. 

Teriam Marx e as tradições marxistas contribuições significativas para a discussão das opressões? O NIEP-Marx convida interessados(as) a refletir conosco sobre essa temática geral, a partir de questões de ordem teórica e/ou histórica, desde ângulos variados, mas unificados pelo referencial teórico marxista.

Informações básicas

Data: de 26 a 30 de agosto de 2019.

Local: Universidade Federal Fluminense. Campus do Gragoatá, Niterói - RJ.

Site: http://www.niepmarx.blog.br/MM2019/marxmarxismo2019.htm

E-mail: marxeomarxismo2019@gmail.com


Chamada de trabalhos

O Colóquio aceitará duas modalidades de submissão, ambas realizadas mediante envio de trabalhos completos:
(a) mesas coordenadas com temas sugeridos nos limites definidos pelos eixos temáticos do evento e formadas por 3 ou 4 trabalhos e indicar um coordenador (entre os participantes);
(b) trabalhos individuais dentro dos limites definidos pelos eixos temáticos do evento.

A comissão organizadora do evento buscará privilegiar a seleção de propostas de mesas coordenadas, preservando a liberdade para alterar sua composição caso necessário. As submissões devem ser realizadas entre os dias 01 de fevereiro e 03 de março de 2019. Mais informações sobre os eixos temáticos e o formato dos trabalhos estão disponíveis em: http://www.niepmarx.blog.br/MM2019/chamada2019.htm.


Inscrição de ouvintes

As inscrições para ouvintes serão abertas no dia 01 de fevereiro de 2019 (acessar as informações disponíveis em http://www.niepmarx.blog.br/MM2019/inscricoes2019.htm a partir dessa data). Não há data-limite para inscrição de ouvintes, mas as vagas são limitadas.

Comentários