Por que 76% dos russos se recusam a acreditar que os americanos estavam na Lua?


                                                                                                           Getty Images
                                                                      
Yekarerina Sinelschikova

Uma das teorias conspiratórias mais conhecidas do mundo - que o pouso na Apollo 11 Moon foi encenado - continua sendo muito popular na Rússia, (você não pode nem imaginar quanto). Alguns russos estão até doando dinheiro na esperança de "provar" essa teoria.

"Um pequeno passo para o homem, um grande salto para a humanidade." A famosa frase de Neil Armstrong, que ele disse na Lua, marcou o início de uma nova era, com humanos para o primeiro indo além dos limites do nosso planeta e pousando em outro corpo celeste. Isso foi no distante 1969.

Hoje, sonhamos com missões de pouso em Marte e lemos sobre vazamentos de uma conferência marciana mantida por Elon Musk. Mas você sabe o que? Décadas desde 1969, muitos russos ainda não conseguem acreditar no "pequeno passo" que Armstrong assumiu na Lua. 

É verdade que a chamada "conspiração lunar" foi inventada nos EUA, mas nenhum outro país do mundo abraçou tão completamente essa teoria conspiratória indestrutível quanto a Rússia. Muitos russos acreditam que o governo dos EUA encenou uma farsa complexa, e que o suposto pouso na Lua foi de fato filmado em Hollywood. No momento, este mito NÃO é acreditado - prepare-se - apenas 24% dos russos!

Isso nem sempre foi o caso. Na União Soviética, naquele ano marcante de 1969, ninguém - nem funcionários nem a mídia - duvidava da realização dos astronautas americanos.

"Quando estávamos recebendo sinais da Lua, estávamos recebendo-os da Lua, não de Hollywood", disse o cosmonauta russo Georgy Grechko, membro do programa soviético lunar, que foi cancelado após a primeira missão da Apollo 8 orbitada. a lua. Na época, todos os sistemas de reconhecimento soviéticos assistiam ao primeiro voo tripulado para a Lua. O equipamento de rádio soviético recebia sinais da Apollo 11, assim como todas as suas comunicações de áudio e as imagens de TV do próprio pouso.

"Encenar uma farsa como essa talvez tenha sido tão difícil quanto realizar a verdadeira missão", concluiu Konstantin Feoktistov, outro cosmonauta e designer do ônibus espacial, em seu livro  The Trajectory of Life . Teria sido necessário primeiro enviar uma estação de televisão para a Lua, depois enviar uma resposta à Apollo 11. E criar dezenas de fábricas simuladas fabricando naves espaciais. E encenar o retorno à Terra ... É tudo muito complicado. Mesmo para uma corrida espacial entre as duas superpotências.

No final dos anos 90, no entanto, a mundialmente famosa "conspiração lunar" chegou à Rússia, onde ganhou muitos adeptos. Os contemporâneos atribuem isso ao fato de que a nova e frágil Rússia precisava urgentemente de conceitos pseudo-patrióticos, como a noção de que os americanos haviam enganado a todos, inclusive a União Soviética, que sempre foi a primeira em tudo. Esta é outra razão pela qual a "conspiração lunar" ainda tem influência entre muitos russos.

'Grande mentira americana'

O abraço russo desta teoria conspiratória data da publicação do livro de Yury Mukhin,  Anti-Apollo :  Lunar Scam of the USA . O autor afirma que o dinheiro alocado para o programa lunar foi supostamente roubado, enquanto as cenas de pouso lunar foram filmadas por Stanley Kubrick, o diretor por trás do filme de culto, 2001: Uma Odisséia no Espaço. Além disso, de acordo com Mukhin, os comunistas soviéticos e alguns cientistas soviéticos faziam parte da conspiração, por causa de certos lucros, é claro.

Mas a "grande mentira americana" dificilmente teria ganho tanto dinheiro na Rússia se não tivesse encontrado apoio entre indivíduos mais respeitáveis ​​e a mídia.
                                                                                                           Getty Images
O astronauta John Young, piloto do módulo lunar, anda na superfície da Lua perto da perna do Módulo Lunar (LM) 'Águia' durante a atividade exraveicular do Apollo 11.

O jornalista Alexander Gordon fez dois documentários sobre a "conspiração lunar". Em 2007, o periódico científico  Topical Problems of Modern Science  publicou um artigo "provando" que, na velocidade que estava voando, o foguete norte-americano não poderia ter chegado à Lua. Ou, aqui está outro: em 2018, Dmitry Rogozin, o chefe da agência espacial russa, Roscosmos, anunciou que a Rússia estava preparando uma missão na Lua: entre outras coisas, com o seguinte propósito. "Nós definimos a tarefa de voar para lá para verificar se eles [os americanos] estavam lá ou não <...> Eles dizem que foram, vamos checar."

Tudo isso está acontecendo, apesar do fato de que a Academia Russa de Ciências condenou oficialmente a "conspiração lunar" como pseudociência, e o presidente russo, Vladimir Putin, descartou-a como "absurdo".

Show continua  

A julgar pelas pesquisas de opinião , 65% das pessoas que acreditam que o pouso na Lua em 1969 nunca aconteceu têm apenas uma educação secundária. Curiosamente, o desejo de estabelecer a "verdade" vai muito além da curiosidade comum: alguns russos estão preparados para doar seu próprio dinheiro para a causa.

Em 2015, uma coleção foi iniciada na plataforma de crowdfunding, Boomstarter, para construir um micro-satélite com uma câmera para verificar o local de pouso da Apollo 11. Foi lançado por um blogueiro fascinado pelo espaço. O alvo era 800.000 rublos (US $ 12.000), mas a soma real levantada era mais do que duas vezes maior. 

Quem são essas pessoas? Alguns são aqueles que ainda participam de discussões intermináveis ​​sobre fóruns on-line da teoria da conspiração; acredite em mim, há muitos deles. E aqueles que escrevem comentários como este: "Se você acha que os americanos são charlatães, eu concordo ... Há muita prova disso. 

Por exemplo, há algo errado com a pegada [presumivelmente, a de Armstrong], ou a bandeira não está balançando direito, e assim por diante.Por exemplo, o vídeo de Rammstein na América é a prova disso, ou o jogo do GTA Vice City - há um filme em uma ilha em algum lugar e lá, em um edifício abobadado, há lunar artificial rock, e supostamente este é o lugar onde eles filmaram o pouso na Lua .

(Com Russia Beyond)

Comentários