Aos jornalistas do interior do estado

                       
                                                                             

"Caros companheiros,

São muitos os problemas que afetam a nossa categoria, desde a permanente ação patronal de rebaixamento de nossos salários até a manobras do baronato midiático no sentido de precarizar ainda a profissão, como no fim da exigência do diploma e, mais recentemente, a Media Provisória 905/19, que extingue o registro profissional de jornalista.

É longa a lista dos obstáculos à dignidade na prática do jornalismo no nosso país. Não há dignidade onde não há liberdade, consciência transformada em ações concretas. A liberdade de imprensa só existe de fato para os donos da mídia. Para nós jornalistas, a opressão de um salário rebaixado ao nível inferior às necessidades básicas, a ameaça permanente do desemprego – quando se tem emprego –, a humilhação cotidiana do assédio moral.

Em Minas Gerais a situação não é diferente. Em alguns casos, como o de um piso salarial historicamente achatado, até mais grave. Mas a Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas tem a firme convicção de que é possível enfrentar todos estes desafios e, na luta, vencê-los. 

É também sólida a nossa convicção de que é somente através da união de toda a categoria no estado que obteremos a força necessária para impor nossas reivindicações a um empresariado das comunicações a cada dia mais ávido de maiores lucros.

Não nos convence – decididamente não nos convence – a alegação de que a categoria não se mobiliza. Ora, é este precisamente o desafio fundamental: unir e mobilizar a categoria. É pra isso que existe sindicato. E é neste sentido que a Oposição Sindical se dirige aos companheiros do interior do estado com um chamamento e um compromisso.

Um chamamento a que os companheiros de todo o interior de Minas se aproximem do nosso sindicato, que se organizem em nosso sindicato, que fortaleçam nosso sindicato. Não podemos aceitar a lógica obtusa e desonesta do patronato que leva a que tenhamos níveis salariais diferenciados entre Belo Horizonte e as cidades do interior. 

É intolerável que os companheiros do interior continuem submetidos a acúmulos de funções, atraso de salários e cargas horárias ilegais, entre outras formas de exploração, como ocorre em nossas cidades do interior em intensidade ainda maior que na capital.

Precisamos criar subsedes em várias cidades do nosso estado: Montes Claros, Paracatu, Três Marias, Ipatinga, Governador Valadares, Divinópolis, Teófilo Otôni, Varginha e tantos outros exemplos de polos regionais. E onde quer que existam companheiros dispostos a se organizarem para a grande luta pela reconquista da dignidade dos jornalistas profissionais de nosso estado.

Nosso compromisso é de nos mantermos firmes nesta trincheira – a do fortalecimento da categoria através da unificação de todos os seus segmentos territoriais e funcionais.

É preciso avançar! Vote Chapa 1 - Oposição Sindical: Independente, Consciente e de Luta".

Comentários