"Do outro lado do rio" na Rede Minas

                                                                           
A fronteira do Brasil com a União Europeia está bem próxima. Nos confins do Amapá, fica a amazônica Oiapoque, que marca a divisa com a Guiana Francesa através do rio. A cidade e suas peculiaridades vistas sob o olhar de seus habitantes foram registradas por Lucas Bambozzi no documentário “Do outro lado do rio”, que a Rede Minas exibe nesta sexta (08), na Faixa de Cinema.

O filme traz para a tela uma viagem aos limites do Brasil. Para muitos, essas são as portas para uma nova vida em território francês, com salários pagos em euro ou mesmo em ouro. Através desses personagens reais, o documentário mostra a cidade brasileira e sua realidade, muitas vezes cruel.  O trabalho e a cultura convivem lado a lado com problemas como a prostituição, o tráfico de drogas e o garimpo ilegal que marca o espaço limítrofe desses dois países.

O filme rodou em diversos festivais nacionais e internacionais e foi sucesso de críticas. Além desse documentário, o cineasta Bambozzi assina outros três longas e diversos curtas. A produção audiovisual marca a carreira do diretor premiado, que produziu diversos trabalhos e ainda atua no universo acadêmico. 

Em “Do outro lado do rio”, Bambozzi conta com a produção de Daniela Capelato, que colaborou com o roteiro de “Democracia em vertigem”, filme de Petra Costa, indicado ao Oscar 2020.

A Faixa de Cinema com “Do outro lado do rio” vai ao ar nesta sexta (08), às 23h30, pela Rede Minas. Os filmes também podem ser vistos, no mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

Comentários