Rogério e sua vida :"Tudo junto e misturado"


                                                             

Fátima de Oliveira (*)
Quem o vê, de longe, pensa tratar-se de um embrulho com um lindo papel de presente. Errou. É a capa. O azul, rosa, verdade, laranja, amarelo e preto embrulham o livro “Exercício de Partida”. Essa é apenas uma das características que deixam o livro de Rogério Zola Santiago, algo completamente novo. Dividido em centenas de inter-títulos não há ligação entre eles. Do começo ao fim não se encontram laços, mas o retrato de uma obra escrita devagar, om cuidado e esmero.

Outra característica que nos surpreende : O livro não é de poesia, ou conta  uma história. São muitas. Por isso pode-se lê-lo de traz para frente ou vice-versa. Mas o bom hábito da leitura nos faz seguir, página por página, sem pular nenhuma.

Outra característica, até normal, mas que se tem tornado incomum devido ao preço das impressões dos livros são as fotos. Fotos que contam a trajetória do menino, do rapaz, do jornalista, do homem criado. Tem pouco pai, tem muita mãe, tem parentes, amigos e lugares, fatos e lembranças e desenhos de famosos.  “Venho escrevendo este livro há 30 anos” conta o autor. Natural essa historiografia através das fotos.

O conteúdo de “Exercícios de Partida” é a oficina praticada ao longo dos 30 anos. E tem de tudo, como em “Despedida”: “Queria que tudo tivesse sido diferente- diz ela entre o seu e o meu corpo, espectro que se acaba. Partir é só partir, não importa a gravidade intentada- partir é exercitar obséquios, vitalício obséquio de descanso.”
                                                                           

                                                                   
 Mas nem tudo em “Exercícios de Partida “ está para nós compreensível. É preciso ligar os fatos. Relembrar de uma foto do autor criança, com uma parente, por exemplo, para compreendermos o que está e Vime: “Saborear morangos, fala da velha com menino. Não terei subitamente a quem mostrar os meus rabiscos. Ela se fora, deixando-se sobre a Távola na forma de um cesto recoberto”.

Exercícios de Partida tem que ser descoberto, desnudado para saber  do que se fala, e, neste exercício, somos capazes de detectar a caminhada do autor, conhecer algumas mágoas, muitas alegrias, um pouco de erotismo, de poesia, mas todas, sem exceção tratam das lembranças e é bom participar de cada uma delas.

(*) Fátima de Oliveira é jornalista e escritora.

Comentários