Petição do Nobel da Paz para médicos de Cuba também online

                                                              
Paris, 21 mai (Prensa Latina) O portal francês para petições e pesquisas online Mesopinions.com recebe o chamado à entrega do Prêmio Nobel da Paz às brigadas médicas cubanas que enfrentam a Covid-19, destacaram hoje promotores da iniciativa.

Lançada na França no final de abril, a plataforma a favor do reconhecimento aos profissionais que salvaram milhões de vidas nos cinco continentes e atualmente contribuem com a luta global contra a pandemia, convocava os amigos da ilha a se somarem ao pedido a partir de um grupo de Facebook e por correio eletrônico.

Agora, estamos online também, o que torna mais fácil o apoio a este esforço para fazer justiça com profissionais cubanos de saúde que compartilham seus conhecimentos e experiências por todo o mundo, disse à Prensa Latina Rose-Marie Lou, integrante de Cuba Linda, uma das associações que promove a petição, acompanhada já por cerca de trinta organizações.

De acordo com a ativista, as outras vias continuam vigentes, e nas últimas horas o grupo de Facebook atingiu mil seguidores.

A plataforma pede o Nobel da Paz para o Contingente Internacional de Médicos Especializados em Situações de Desastres e Graves Epidemias Henry Reeve, que desde sua criação em 2005 tem ido em ajuda de vítimas de terremotos, furacões, inundações e epidemias na África, América Latina, Caribe e Ásia.

Ao redor de 1.500 médicos, enfermeiras e técnicos de brigadas presentes em mais de 25 nações, incluindo pela primeira vez a Europa, escrevem nestes tempos de pandemia páginas de solidariedade e altruísmo, que explicam o chamado e a defesa à entrega do prestigioso prêmio.

Em Mesopinions.com aparecem comentários que destacam o trabalho das brigadas Henry Reeve e o internacionalismo da maior das Antilhas, atacada há seis décadas pelo bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos, cujo atual governo tenta ocultar, desacreditando com mentiras a solidariedade cubana no combate à Covid-19.

'Cuba é um exemplo de ajuda internacional', 'a contribuição dos médicos cubanos à luta contra a Covid-19 é ainda mais notável, porque vem de um país que tem sofrido um bloqueio criminoso durante 60 anos' e 'Cuba é o único país que uma vez mais demonstra, perante esta dramática pandemia, o que é o internacionalismo solidário', são algumas das opiniões de internautas.

Comentários