Norte-coreanos se despedem de Kim Jong-il

                                                
                                                              
 O povo norte-coreano despediu-se hoje de seu líder Kim Jong Il, falecido no dia 17, em tributo dirigido por Kim Jong Un, vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido do Trabalho da Coreia.

  A cerimônia começou na explanada próxima ao Palácio Memorial Kumsusan, onde nestes dias repousou o cadáver de Kim Jong Il e diante do qual Kim Jong Un, como muitos outros dirigentes e o povo em geral, foi para expressar condolências. Depois seguiu um percurso de 40 quilômetros do comboio funeral por ruas e avenidas capitalinas cobertas por neve que caíram hoje.

Kim Jong Un caminhou junto ao carro fúnebre, na parte frontal direita.

Centenas de milhares de moradores e membros do Exército, entre os quais a dor por esta perda era mais que evidente, diziam o último adeus a seu líder, visível em um enorme retrato sobre um veículo da caravana que passou por importantes locais de Pyongyang.

Esta despedida fez parte de uma homenagem iniciada assim que se soube da morte do também ex-secretário-geral da mencionada organização, aos 69 anos de idade, enquanto realizava uma viagem de trabalho.

Dezenas de estadistas, líderes políticos e de organizações internacionais enviaram mensagens de pesar às autoridades norte-coreanas pelo falecimento de seu líder, a quem também renderam honras diplomáticos e outras personalidades.

As condolências foram expressadas também por duas delegações privadas da Coreia do Sul, dirigidas por Lee Hee-ho, viúva do ex-presidente Kim Dae-jung, e Hyun Jeong-eun, presidenta do grupo Hyundai.

Apenas essas delegações foram autorizadas a viajar a esta capital porque Coreia Democrática enviou delegações a Seul pelos falecimentos do ex-presidente e do então titular do citado grupo, Chung Mong-hun.

Esta cerimônia de despedida precedeu o ato central de condolências, amanhã, que incluirá uma salva de tiros em seu momento inicial na capital e em todas as capitais provinciais, enquanto a população fará três minutos de silêncio e as locomotoras e embarcações tocarão as sirenes simultaneamente, segundo foi informado.

Comentários