Raúl Castro na Assembleia Nacional do Poder Popular. Em debate a entrega de terras ociosas para elevar a produção

               
O presidente cubano, Raúl Castro, assiste hoje ao oitavo período ordinário de sessões da sétima legislatura da Assembleia Nacional do Poder Popular no capitalino Palácio das Convenções.

Durante a reunião, serão submetidos à consideração e aprovação dos deputados os projetos de Plano da Economia e de Lei do Orçamento do Estado para 2012, e se conhecerá o comportamento de ambos aspectos no ano que termina.

Também estão previstas as prestações de conta do Tribunal Supremo Popular e da Promotoria Geral da República.

O pleno dos legisladores conheceu ontem de um relatório do Instituto Nacional de Desportos, Educação Física e Recreação e também o resultado das tarefas realizadas pelas comissões de Relações Internacionais e de Indústria e Construções.

Nos dias 20 e 21 de dezembro, as 12 comissões permanentes do Parlamento realizaram reuniões prévias nas quais analisaram assuntos econômicos, sociais e jurídicos, entre outros.

AS 12 comissões permanentes do Parlamento iniciaram os debates sobre os projetos do plano econômico e do orçamento para 2012, em suas áreas de competência.

Segundo a agenda parlamentar, os grupos de trabalho levariam em conta, em suas discussões, nos dias 21 e 22 de dezembro, no Palácio das Convenções, os acordos do 6o Congresso do Partido Comunista de Cuba, relacionados com a atualização do modelo econômico da Ilha.

Além das projeções para o ano próximo, examinariam temas de interesse para os cidadãos, a partir desse processo de atualização e da detecção de problemas pelos deputados ou seus eleitores.

A Comissão dos Assuntos Econômicos considera medidas relacionadas com a ampliação e regulamentação do trabalho independente, a substituição de importações e o fomento das exportações.
TERRAS OCIOSAS
Por seu lado, o grupo responsável pelos Assuntos Constitucionais e Jurídicos aborda a situação da entrega das terras ociosas em usufruto e as normativas para a transmissão da propriedade de veículos de motor e da habitação.

Ainda, destaca a agenda da Comissão Agroalimentar, com seus debates sobre a eficiência produtiva e a contribuição da ciência à segurança alimentar de Cuba.

Os dois dias de trabalho das comissões permanentes e de seus aproximadamente 400 legisladores precedem a jornada destinada ao relatório de instituições, nos dias 22 e 23, e o 8o período ordinário da Assembleia Nacional, convocado para 23 de dezembro.
 (Com a Prensa Latina)

Comentários