Programa nuclear da República Popular da Coreia não deverá ser alterado

Segundo informações da agência de notícias sul coreana Yonhap, após o anúncio da morte de Kim Jong Il nesta segunda-feira (19/12), a Coréia do Norte teria testado pelo menos um míssil de curto alcance. Dois oficiais do governo de Seul afirmaram não conseguir confirmar a operação, alegando que isso romperia com o sigilo da inteligência nacional.
O teste teria sido conduzido na costa oeste da península coreana e faria parte de procedimentos rotineiros de Pyongyang. Os oficiais do governo sul coreano não vêem grande conexão entre a ação e a morte de Kim Jong Il.
As forças militares sul coreanas encontram-se em estado de alerta com relação aos mais de um milhão de homens que compõem o exército do norte. Por telefone, o Presidente norte-americano Barack Obama concordou com Lee Myung-bak, presidente da Coreia do Sul, em “monitorar de perto” o desenrolar da tensão.
Sucessão
A Coreia do Norte tem conclamado sua população para apoiar o filho e “herdeiro” de Kim Jong Il. A emissora estatal do país referiu-se a Kim Jong Un como um “grande sucessor” e "destacado líder” do “partido, do Exército e do povo".
Efe
Kim e seu filho e sucessor

Comentários