Saque total às reversas minerais na América Latina


A exploração mineira na América Latina não é problema de hoje, nem de ontem ou de 50 anos atrás. Para entender o saqueio e a retirada de recursos naturais de nossas terras é preciso voltar para tempos bem distantes, talvez seja preciso até remontar à chegada dos ‘descobridores’ estrangeiros ao continente americano.

O fato é que desde esta época até hoje, a América Latina se mantém como principal destino dos investimentos mineiros.
No livro As veias Abertas da América Latina, o escritor uruguaio Eduardo Galeano diz que há dois lados na divisão internacional do trabalho: um em que alguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. "Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder”,sentencia.

Não é preciso ir muito longe: em Minas Gerais estão ameaçadas as reservas de nióbio de Araxá, minerações em várias localidades, at´pe no Vale do Jequitinhonha, Serra da Gandarela, as reversas da Serra da Canastra etc. Não se falando também da retomada de exploração de minério na mina de Morro Velho, em Passagem de Mariana e outras.

Ninguém faz nada. Os parlamentares mineiros parecem ignorar o fato e o governo do estado chega a posar de conivente...(Com a Adital)

Comentários