Frente Militante de todos os Trabalhadores mobiliza mais de 70 cidades gregas em greve de 24 horas

                                                                               

                                                                                        
Rizospastis.gr

A mobilização da greve militante de massas da Frente Militante de Todos os Trabalhadores (PAME) enviou uma mensagem retumbante sobre a escalada de lutas para os acordos coletivos de trabalho e contra a linha política anti-popular, na quarta-feira, 20 de fevereiro em mais de 70 cidades do país, no âmbito da greve geral de 24h.

A manifestação de greve da PAME no centro de Atenas foi magnífica, da qual participou a delegação dos bloqueios dos camponeses, com a bandeira da Frente Militante de Todos os Camponeses (PASY) e dois tratores.

Também participaram das manifestações da PAME e PASY a Frente Antimonopolista Grega dos autônomos, lojistas e pequenos varejistas (PASEVE), a Frente de Luta dos Estudantes (MAS) e a Federação das Mulheres Gregas (OGE).

Houve uma manifestação de greve massiva na Tessalônica, enquanto em Piraeus a marcha terminou no porto, onde os marinheiros grevistas aboliram na prática a proibição de greve e mobilização, fazendo piquetes nas rampas dos navios.

Discursos nas manifestações da greve

Giorgos Perros, membro do secretariado executivo da PAME, falando na manifestação de greve da Frente em Omonia, saudou as mobilizações dos agricultores militantes e caracterizou a batalha para a assinatura de acordos de negociação nacional e sectorial como sendo o grande confronto, salientando a necessidade de que a discussão seja iniciada de forma mais decisiva em todos os locais de trabalho. 

Ele convocou para uma escalada de lutas, denunciando a violência estatal e advertindo as multinacionais, o governo e seus apoiadores para que não se atrevam  a prosseguir com seus planos de proibir o direito de greve.

Joaquin Romero, vice-presidente da FSM [Federação Sindical Mundial] e presidente da Federação dos Metalúrgicos da Colômbia, um representante dos agricultores do bloqueio Nikaia, bem como um representante da PASEVE, enviaram saudações à manifestação de greve.

Em seguida houve uma grande marcha pelas ruas centrais de Atenas, que terminou em frente ao Parlamento.

Uma grande delegação do KKE, liderada por Aleka Papariga, SG do CC do KKE, participou da manifestação nos marcos da greve da PAME. Nas declarações que fez em Omonia, ela sublinhou que: "o povo que trabalha e que sofre deve tomar uma decisão, a fim de descobrir a sua força e avançar combativamente rumo à ruptura e à superação, até o fim. Caso contrário, será colocado contra a parede".

Papariga fez observações sobre o ataque contra o sindicalista do PAME na região de Lavrio por membros do fascista “Aurora Dourada”: “O Aurora Dourada é o esquadrão de ataque nazista do sistema. E, neste sentido, está a serviço de todos aqueles que desejam manter esta linha política e avançar contra o povo. Denunciamos o ataque contra o dirigente sindical da PAME na região de Lavrio, um assalto que não é, naturalmente, um caso singular e o povo deve de uma vez por todas ensinar uma lição ao Aurora Dourada. Deve isolá-los socialmente, de modo que não possam ser encontrados entre os trabalhadores ou junto a eles sem que sejam intensamente denunciados e isolados politicamente".

OS AGRICULTORES

Os agricultores no bloqueio Nikaia (perto da cidade de Larisa) simbolicamente fecharam  a estrada nacional, que liga norte e sul da Grécia, juntamente com milhares de trabalhadores após as manifestações de greve nas quatro cidades mais próximas (Larisa, Karditsa, Trikala e Volos) .

Poderosas forças policiais em Kileler tentaram impedir a passagem de 6 carros com trabalhadores em greve que se dirigiam para o bloqueio, mas, após os intensos protestos dos grevistas, abriram a estrada.

As magníficas manifestações de greve que chegaram aos bloqueios criados pela luta dos agricultores responderam à intransigência e autoritarismo do governo, tal como foi sublinhado pela Secretaria Nacional da PASY. Eles destacaram que os pequenos e médios agricultores estão mais fortes porque têm como aliados a classe operária e outras camadas populares, destacando que a luta vai continuar, assumirá muitas formas e prosseguirá.

Os agricultores que continuam a luta coordenada para a sua sobrevivência por quatro semanas estão reforçando seus bloqueios em todo o país e hoje participaram das manifestações de greve em muitas cidades.

KKE: uma resposta inegavelmente retumbante para o governo

O KKE salientou que a grande participação nas manifestações da PAME foi inegavelmente uma resposta contundente ao governo de coalizão e para todos aqueles que buscam colocar a classe trabalhadora de joelhos, que procuram acorrentar o povo com mentiras, intimidação e autoritarismo.

Além disso, destacou que a participação dos marinheiros na greve, desafiando a proibição de mobilização civil, as grandes manifestações conjuntas de trabalhadores, de pobres e médios agricultores e os bloqueios dos produtores mostram que os trabalhadores e os setores populares devem prosseguir na luta, ainda mais decisivamente, a fim de repelir a repressão, a fim de formar uma aliança do povo militante contra o inimigo comum: os monopólios, a UE.

O KKE salienta que não deve haver um só momento de descanso. As bárbaras medidas anti-populares e a repressão, a operação para enganar e capturar o povo vão aumentar. A batalha vai se tornar ainda mais difícil. Por esse motivo, a participação dos trabalhadores, dos desempregados e dos jovens na luta, na organização da luta, sobretudo nos locais de trabalho, nos bairros populares e nos vilarejos, agora deve se tornar mais dinâmica, mais decisiva e consciente .

A classe trabalhadora não utilizou ainda o grande poder que reside na sua organização de classe, em sua consciência política e ideológica - salienta o KKE. A participação em massa nas manifestações da PAME mostrou que há forças poderosas que podem dar um impulso para a recomposição do movimento dos trabalhadores, para a criação de um movimento operário forte e emancipado, com orientação classista, que será capaz de impedir os planos reacionários do governo, da UE e do capital, capaz de liderar a grande aliança social que irá pôr fim à exploração e libertar as pessoas do poder e da opressão dos monopólios.

PAME e PASY

A PAME diz em sua declaração que há uma necessidade de intensificar a atividade para a assinatura de um Acordo Coletivo de Trabalho Nacional, contra a pilhagem fiscal, para proteção dos desempregados, para a satisfação das demandas dos agricultores. A PASY sublinha que os pequenos e médios agricultores são mais poderosos porque eles têm a classe operária e as outras camadas populares como seus aliados.

Mensagens de solidariedade de todo o mundo

Mensagens de saudação de muitos sindicatos e organizações de trabalhadores foram lidos na manifestação. De acordo com o Rizospastis, órgão do CC do KKE, na véspera e no dia da greve a Seção de Relações Internacionais do CC do KKE recebeu mensagens de solidariedade às lutas dos trabalhadores na Grécia, aos sindicatos que são ligados à PAME e ao partido da classe operária, o KKE – vindas dos seguintes 31 partidos comunistas e operários:

Communist Party of Azerbaijan

Communist Party of Albania

Algerian Party for Democracy and Socialism

Communist Party of Australia

Workers’ Party of Belgium

Brazilian Communist Party

Communist Party of Brazil

Union of Revolutionary Communists of France

Unified Communist Party of Georgia

Communist Party in Denmark

Workers’ Party of Ireland

Communist Party of the People’s of Spain

Communist Party of Canada

New Communist Party of the Netherlands

Socialist Workers’ Party of Croatia

Socialist Party of Latvia

Communist Party of the Workers in Belarus

Socialist People’s Front of Lithuania

Communist Party of Mexico

Workers’ Party of Bangladesh

Democratic Progressive Tribune of Bahrain

Communist Party of Pakistan

Peruvian Communist Party

Russian Communist Workers’ Party

Communist Party of the Soviet Union

New Communist Party of Yugoslavia

Party of Communists of Serbia

Communist Party of Syria

Communist Party of Tajikistan

Communist Party of Bohemia-Moravia

Communist Party of the Philippines (1930)

Tradução; PCB (Partido Comunista Brasileiro) (Com o site do PCB)

Comentários