Povo venezuelano recebe seu presidente nas ruas



                                             

 A   A M É R I C A

Havana, 19 Fevereiro, de 2013

• Maduro pede respeito para Chávez. Diz que está feliz e motivado após seu retorno ao país

APÓS ser divulgada a chegada à Venezuela do presidente Hugo Chávez, uma maré de povo inundou as ruas, para dar ao líder bolivariano as boas-vindas à Pátria.


Muitos venezuelanos se congregaram 
fora do Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo, onde 
se encontra Chávez, para expressar-lhe sua solidariedade.



O presidente retornou na madrugada da segunda-feira 18 de fevereiro à Venezuela, após completar o primeiro estágio de sua recuperação em Cuba. Depois, se transladou ao Hospital Militar Dr. Carlos Arvelo, em Caracas, onde continuará com seu processo de recuperação, refere a AVN.

Da Praça Bolívar, em Caracas, uma senhora expressou: “Graças ao povo cubano, Chávez está conosco. Eu o amo, Chávez!”.

Por seu lado, um consultor jurídico disse: “Chegou o filho amado da Venezuela, esse grande homem que deu sua vida ao povo e que hoje tira novamente ao povo à rua, cheio de alegria”.

“Vivem-se emoções intensas, isto aqui é um ambiente indescritível desde que se conheceu do retorno do presidente ao país”, declarou à Prensa Latina o trabalhador do Ministério de Saúde, Alberto Pérez.

O próprio Chávez escreveu em sua conta, na rede social Twitter o seguinte: “Chegamos de novo à Pátria venezuelana. Obrigado, Deus meu! Obrigado povo amado! Aqui continuaremos o tratamento!”.

Em duas mensagens posteriores, Chávez informou que continuará seu tratamento em Caracas e enviou sua gratidão ao povo cubano, ao presidente Raúl Castro e ao líder revolucionário Fidel Castro. Da mesma maneira, disse: “Continuo aferrado a Cristo e confiante em meus médicos e enfermeiras! Até a vitória sempre! Viveremos e venceremos!”.

Por seu lado, o vice-presidente executivo da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu respeito para Chávez, após enfrentar pronunciamentos da oposição sobre o presidente. E comentou que para a direita é melhor o silêncio respeitoso do que as declarações irônicas.

“Não puderam conseguir seus objetivos em 70 dias (de ausência de Chávez da Venezuela) e não poderão fazê-lo em 70 séculos”, afirmou.

Após realizar uma visita ao líder bolivariano, no centro de saúde onde se encontra, Maduro assegurou que o presidente estava “feliz e motivado” por encontrar-se de retorno em seu país.

À noite, realizou-se um Conselho de Ministros liderado por Maduro.

AMÉRICA LATINA E O CARIBE, SEMPRE COM CHÁVEZ

Presidentes e líderes da região expressaram a satisfação e regozijo pelo retorno à Venezuela do presidente Chávez.

O presidente equatoriano, Rafael Correa, que foi reeleito para um novo período de governo, expressou sua admiração pelo líder venezuelano, por sua inteireza para enfrentar os desafios que se apresentam.

Por seu lado, o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, desejou que o presidente venezuelano continue seu processo de recuperação, em declarações durante uma cúpula de Governadores no departamento insular de San Andrés.

Entretanto, o chanceler argentino, Héctor Timerman, qualificou de “importantíssimo para a democracia venezuelana o retorno de Chávez ao país”.

A estas mensagens aderiu o chanceler brasileiro, Antônio Patriota, que renovou os votos de seu governo pela plena recuperação do presidente venezuelano. Da Nicarágua também chegaram manifestações de alegria.

A coordenadora do Conselho de Comunicação e Cidadania, Rosario Murillo, declarou: “O presidente Chávez está novamente em sua Pátria, sua querida Pátria e nós nos sentimos tão felizes”. O chanceler peruano, Rafael Roncagliolo, também cumprimentou o retorno do presidente Chávez. (Com o Granma)

Comentários