Manifesto do jornalista José Carlos Alexandre sobre a manutenção do atual imóvel do Sindicato/Casa do Jornalista

                                       

 Eu me somo aos jornalistas que  querem receber novas informações sobre a construção do edifício-sede do Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais , na avenida Álvares Cabral,400.

Sou da época da obtenção do imóvel.A sede do nosso Sindicato era numa saleta no edifício Mariana, na Avenida Afonso Pena com a Rua São Paulo.

Lá estava  funcionamento quando a categoria realizou  sua primeira qual sou um dos poucos remanescentes

Como estava escalado para fazer piquete na sede de O Diário, que funcionava mais ou menos no meio do quarteirão situado na Rua Goitacazes, entre Bahia e Espírito Santo, vez por outra, dava uma chegadinha na Bahia com Goi´s para ver o "movimento" na sede do Estado de Minas, onde trabalhava ( na redação do Diário da  Tarde). 

Ví alguns "fura-greve, sem me surpreender, dado conhecer seu caráter. Mas isso é outra história. 

Lembro-me das negociações, da inauguração. do trabalho do então presidente, Virgílio Horário de Castro Veado, dos primeiros confrontos entre Sindicato e Casa do Jornalista.

Da tentativa de criar renda para a Casa/Sindicato instalando lá onde hoje é uma garagem, um restaurante, alguns deles, sem êxito.

Vi o esvaziamento progressivo do Sindicato, apesar da conquista (?) do imóvel. Esvaziamento que coincidiu com o acirramento do arrocho salarial e com a repressão.

Com a administração Dídimo Paiva é que s coisas começaram a melhorar um pouco...A casa passou a ser ponto de encontro de jornalistas eu próprio cheguei a usá-la para promover encontros culturais...com o Dídimo  ranqueando-me chaves e instalações. 

Depois as coisas foram ficando piores, com o AI-5,com as prisões na época da "abertura lenta e gradual" do Geisel, com novamente fechamento do Congresso, "desaparecimento" de presos políticos, um deles o Nestor Veras, na avenida Olegário Maciel...Até hoje não encontrado...

O Sindicato resistiu bravamente.Nem as bombas e ameaças de bombas o derrubaram.

O prédio, portanto, é histórico. Quero-o preservado. Lamentavelmente não está sendo divulgado projeto do engenheiro Gustavo Penna. 

Tenho uma ideia porque conheço o mesmo por ele elaborado para a Associação Mineira de Imprensa, bonito com auditório, estacionamento...

Muito bom. No nosso caso, entretanto, mesmo que a Casa fosse mero barracão merece ser preservado. Será que realmente uma parte está tombada? 

Precisamos de esclarecimento. Estou solidário com todos que pretendem preservar o imóvel. Nós aposentados e dos da ativa precisamos estar sempre alertas.

José Carlos Alexandre@gmail.com


nereidebeirao@terra.com.br; neuremberg@hotmail.com; otavianolage@hotmail.com; otaciliolage@planetarium.com.br; reporteralex@ig.com.br; rachelpb@globo.com; raquelfaria@otempo.com.br; venturaa@terra.com.br; zinho@tvglobo.com.br; albertobatista@superig.com.br; carlos.lopes@uai.com.br; durval@yahoo.com.br; marcioprado@magix.net.br; tierra@terra.com.br; vicentep@pbh.gov.br; marcelo.prates@yahoo.com.br; mario.ribeiro@waymail.com.br; odilon.araujo@uol.com.br; oorion.teixeira.orionteixeira@gmail.com; otaciliolage@planetarium.com.br; erasmo.angelo@terra.com.br; erasmoangelo@uol.com.br; euler.jr@hotmail.com; edurdolazaro@yahoo.com.br; ec.costa@uol.com.br; eithellobianco@mail.com; franciscobrant@coaabb.mg.gov.br; gustavo.werneck@wal.com.br; guyalmeida@uol.com.br; jdvital@cbmm.com.br; jdvital@cbmm.com.br; jadirbh@estacio.br; jorge.gontijo@uai.com.br; josecarlosalexandre@gmail.com; jmilton@pucminas.br; katialage@hotmail.com; luizbern.bh@zaz.com.br; mario.ribeiro@waymail.com.br; mariofontana.mg@diariosassociados.com.br; mfagundes@hojeemdia.com.br; neuremberg@hotmail.com; nereidebeirao@terra.com.br; neuremberg@hotmail.com; otavianolage@hotmail.com; oorion.teixeira.orionteixeira@gmail.com; otaciliolage@planetarium.com.br; plott@taskmail.com.br; neuremberg@hotmail.com; nereidebeirao@terra.com.br; neuremberg@hotmail.com; otavianolage@hotmail.com; oorion.teixeira.orionteixeira@gmail.com; otaciliolage@planetarium.com.br; reporteralex@ig.com.br; rachelpb@globo.com; raquelfaria@otempo.com.br; venturaa@terra.com.br; zinho@tvglobo.com.br; albertobatista@superig.com.br; carlos.lopes@uai.com.br; durval@yahoo.com.br; marcioprado@magix.net.br; tierra@terra.com.br; vicentep@pbh.gov.br; marcelo.prates@yahoo.com.br; mario.ribeiro@waymail.com.br; odilon.araujo@uol.com.br; oorion.teixeira.orionteixeira@gmail.com; otaciliolage@planetarium.com.br; erasmo.angelo@terra.com.br; erasmoangelo@uol.com.br; euler.jr@hotmail.com; edurdolazaro@yahoo.com.br; ec.costa@uol.com.br; eithellobianco@mail.com; franciscobrant@coaabb.mg.gov.br; gustavo.werneck@wal.com.br; guyalmeida@uol.com.br; jdvital@cbmm.com.br; jdvital@cbmm.com.br; jadirbh@estacio.br; jorge.gontijo@uai.com.br; josecarlosalexandre@gmail.com; jmilton@pucminas.br; katialage@hotmail.com; luizbern.bh@zaz.com.br; mario.ribeiro@waymail.com.br; mariofontana.mg@diariosassociados.com.br; mfagundes@hojeemdia.com.br; neuremberg@hotmail.com; nereidebeirao@terra.com.br; neuremberg@hotmail.com; otavianolage@hotmail.com; oorion.teixeira.orionteixeira@gmail.com; otaciliolage@planetarium.com.br; plott@taskmail.com.br; neuremberg@hotmail.com

Comentários

Anônimo disse…
(((((sem comentários)))))