Carta de Anita L.Prestes à revista "Veja" , contestando afirmação de que seu pai, Luiz Carlos Prestes, teria dado apoio a Getúlio Vargas

                                           
                                                       
Professora Anita Leocadia Prestes (imagem de J.C.Alexandre)

Rio de Janeiro, 24 de março de 2014

"À redação da revista VEJA.

Na qualidade de filha de Luiz Carlos Prestes, e historiadora especializada em História do Brasil Republicano, quero externar minha indignação com as calúnias e inverdades veiculadas nas páginas 88 e 89 de VEJA (26/3/2014) a respeito do meu pai, que jamais apoiou o Estado Novo, conforme se afirma na reportagem em questão.

Luiz Carlos Prestes, assim como os comunistas brasileiros, deu apoio a Getúlio Vargas na medida em que este, sob a pressão dos acontecimentos internacionais e do movimento antifascista no Brasil, posicionou-se contra os países do Eixo, contribuindo para a vitória das forças democráticas na 2ª Guerra Mundial. 

Da mesma forma, VEJA reproduz invencionices presentes no livro da viúva de Prestes, abdicando de uma investigação séria a respeito das afirmações infundadas veiculadas por essa senhora. 

Assim, no dia 31 de março de 1964, meu pai não estava em São Paulo, mas no Rio de Janeiro, reunido com a Comissão Executiva Nacional do PCB, de onde seguiu para “aparelho” clandestino nesta última cidade.

Fato este do qual sou testemunha, assim como outros militantes comunistas da época. Prestes partiu para o exílio somente em 1971, tendo permanecido clandestino no Rio de Janeiro durante sete anos após o golpe civil-militar de 1º/04/64.

Também, na referida reportagem, são repetidas declarações atribuídas ao meu pai, que na realidade inexistiram e foram falsificadas por seus detratores

Anita Leocadia Prestes
Identidade: 1492888-1 DETRAN/RJ

P.S. – Espero que esta carta seja publicada na próxima edição de VEJA, respeitado assim meu direito legal de defesa da memória do meu pai.
                        Anita Leocadia Prestes"

Comentários