Mujica aceita receber no Uruguai prisioneiros de Guantánamo a pedido de Obama. O presidente dos EUA precisa fechar Guantánamo sob pena de ficar ainda mais desmoralizado...

                                                        

Cinco detentos da prisão militar dos EUA serão transferidos ao país sul-americano, segundo imprensa uruguaia
    
Os Estados Unidos pediram a colaboração do governo uruguaio de José Mujica para que o país sul-americano receba cinco presos atualmente sob custódia na prisão de Guantánamo. Após consultas, o mandatário uruguaio aceitou colaborar com o presidente Barack Obama, que, em sua corrida à Casa Branca em 2008, tinha como uma de suas principais bandeiras políticas o fechamaento da polêmica penitenciária militar.

Após negociação entre Mujica e Obama, cinco detidos de Guantánamo serão transferidos por pelo menos dois anos ao Uruguai

Segundo a petição de Washington, difundida na imprensa uruguaia pela revista Búsqueda, os detidos permaneceriam no Uruguai por pelo menos dois anos. "Obama expressou, durante as última semanas a seu colega uruguaio José Mujica por meio de emissários, a vontade do governo de Washington de que o Uruguai seja um dos países a receber prisioneiros de Guantánamo", escreve a publicação, sem dar mais detalhes.

A negociação teve a presença do secretário de Estado norte-americano, John Kerry. O chanceler conversou por telefone com Mujica para agradecer a colaboração de Montevidéu e confirmar que Obama o receberá na Casa Branca em uma visita presidencial ainda neste semestre. (Com Opera Mundi)


Comentários