Oposição Sindical SJPMG

                                                         

                Eleição 2014: renovação ou continuísmo

Nos dias 14, 15 e 16 de abril os jornalistas de Minas irão às urnas decidir o futuro do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) nos próximos três anos. E em nome de uma renovação autentica e verdadeira a Oposição Sindical dos Jornalistas de Minas (OSJM), criada há seis anos, disputa o pleito de 2014 com a Chapa 1 – Oposição Sindical: Independência, Renovação e Luta, formada por jornalistas que defendem um sindicalismo autônomo, independente e consciente para resgatar a representatividade e tradição de luta do nosso sindicato.

Nesses seis anos, combatemos a política do continuísmo – marcada por gestões que engessaram e imobilizaram nosso sindicato – no compromisso de buscar a valorização dos trabalhadores da notícia. E mais uma vez nos vemos obrigados a enfrentar o continuísmo, hoje, apresentado como uma alegoria de inovação que tenta se distanciar de sua herança imobilista, cujas consequências tem sido e continuarão sendo a desvalorização da profissão.

Uma renovação autentica e verdadeira se faz com princípios, no diálogo franco e aberto com a categoria. E não com um discurso pra confundir como tem feito a chapa concorrente, que mesmo tendo pelo menos 14 candidatos que já foram ou são diretores do SJPMG, incluindo o candidato a presidente, diretor cultural no triênio 2008 – 2010, propagandeia o discurso de um grupo de jornalistas que decide, quase que aleatoriamente, disputar pela primeira vez a eleição do Sindicato dos Jornalistas.

Não cabe a nós e não propomos um julgamento moral dos candidatos da outra chapa, a quem respeitamos. Entretanto, no momento em que a conjuntura se agudiza, as contradições se aprofundam, e a população vai às ruas lutar por mudanças, não podemos nos omitir se o nosso compromisso corresponde verdadeiramente ao desejo da categoria: a renovação do sindicato.

E foi em nome da verdadeira renovação do SJPMG, que, no 13º Congresso Estadual dos Jornalistas de Minas, a Oposição Sindical (Chapa 1) propôs publicamente a realização de um debate entre as chapas no dia 7 de abril, Dia dos Jornalistas. Acreditamos que o debate, em uma data histórica para a categoria, faz parte do processo de fortalecimento e renovação do sindicato, dando a oportunidade às chapas de esclarecer suas posições e propostas, reforçando seu compromisso com os jornalistas mineiros.

Nesses seis anos de luta podemos afirmar que a Chapa 1 – Oposição Sindical: Independência, Renovação e Luta está tão preparada para o debate franco e fraterno, quanto para renovar o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. 

Comentários