Carta do ator Jonas Bloch ao diretor do Teatro da Cidade Pedro Paulo Cava. (Conheci o Jonas quando ele tinha uma loja de móveis na Rua Rio de Janeiro, onde hoje tem um shopping ou então um pouquinho abaixo. Ele já era um nome forte do teatro, atuando principalmente na União Israelita .Depois perdemos contato e ele apareceu brilhando na TV onde está até hoje, junto com sua filha Débora. É nome forte também no cinema.José Carlos Alexandre)

                                                                             
                                                                      

"Pedro Paulo Cava

Belo Horizonte, anos 60. Eu, junto com Jota Dangelo, produzíamos teatro febrilmente. Teatro adulto, infantil, shows. Fazíamos de tudo. Dirigindo, atuando, fazendo cenários, figurinos, iluminação, trilhas sonoras.
                                                                                              
Nosso grupo, o Teatro Experimental, precisava de mais gente, era preciso formar atores e técnicos.
Abrimos as portas do grupo e demos um curso de Teatro, com a esperança de que aparecessem novos companheiros, tão apaixonados pelo Teatro como nós.

E foi desta forma que surgiram talentos, como Carlos Alberto Ratton, que se tornou ótimo autor, Arildo de Barros, que integra o grupo Galpão, e Pedro Paulo Cava, um dos mais promissores, que revelava uma base ideológica, uma garra, um empenho que, para nós, estava claro que se tornaria  um artista importante para a cena mineira. E não estávamos enganados.    

Pedro demonstrou, logo de início, que veio para ficar.   Numa Belo Horizonte tão pouco generosa com seus artistas de Teatro, a trajetória de Pedro Paulo é heróica.  Durante todos esses 50 anos, com uma tenacidade admirável, ele montou um repertório de alto nível, sem se curvar aos apelos do mercado.

Construiu o Teatro da Cidade, numa época em que havia carência de bons espaços. Fez adaptações, como a de “Mulheres de Hollanda”, aplaudida com entusiasmo em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. Deu oportunidade a novos atores, ensinou em Universidades, semeou o Teatro em uma terra árida, onde só poderia germinar com um trabalho de alguém cheio de determinação.

Torço para que surja um gestor político que o reconheça, apóie e não deixe o seu Teatro da Cidade fechar as portas.

Belo Horizonte deve muito a Pedro Paulo Cava.

Jonas Bloch - 2016"

Comentários