Homenagem ao líder da Revolta da Chibata


                                                                     
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) promove, nesta sexta-feira 15 de julho, das 14 às 17 horas, a celebração da formalização da Confraria João Cândido Felisberto com a Roda de troca de Saberes e Fazeres. O evento acontecerá na sala Belisário de Souza edifício-sede da entidade, no centro do Rio.

Entre os presentes estarão o presidente da ABI Domingos Meirelles, o presidente do Conselho Fiscal Paulo Roberto Gravina, o presidente da confraria Adalberto do Nascimento Cândido o presidente do Sindicato dos Artistas do Rio de Janeiro Jorge Coutinho, a ativista social Elisa Nascimento, entre outras autoridades.

Para o Presidente da ONG Movimentação e jornalista João Carlos Agostinho Prudêncio a formalização da confraria significa passar uma mensagem de resistência às novas gerações. “Levando em conta que a Revolta da Chibata aconteceu em 1910, quando João Cândido era ainda muito jovem, estamos levando às atuais gerações, especialmente à juventude negra, o legado de João Cândido e o protagonismo do jovem na luta pela garantia de seus direitos”.

Organizado pela ONG movimentação, com apoio da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), o evento é uma homenagem à memória de João Cândido, que ocupa um lugar de destaque na história do Brasil. No mês de junho deste ano comemorou-se 126 anos de nascimento do marinheiro nas cidades de Porto Alegre, Canoas e Nova Hartz, no Rio Grande do Sul.

Durante a Roda de Troca de Saberes haverá a formalização da confraria no Rio, onde serão discutidos vários temas relativos à valorização dos heróis negros. “A proposta dos encontros é enaltecer as referências históricas negras, a exemplo do que já determina as Leis 10.639 e 11.645, que tratam da obrigatoriedade do ensino da arte, história e cultura do índio e do negro nas escolas, em todas as disciplinas”, esclarece o jornalista.

As tradicionais Rodas de Troca de Saberes e Fazeres fazem parte da programação. A primeira edição da Roda no Rio de Janeiro aconteceu no dia 17 de janeiro de 2015, no Centro Cultural Ação da Cidadania, no Cais do Valongo em ação compartilhada com o Grupo Face de Ébano Congresso Internacional e a ONG Movimentação. A segunda edição do encontro aconteceu no dia 17 de junho na sede da ABI, e contou com a participação do professor João Costa Batista, diretor do Centro Cultural Ação da Cidadania do Cais do Valongo, da professora Adélia Azevedo e do jornalista e ativista social Marcos Romão.

O Lançamento Nacional da Confraria João Cândido Felisberto teve início no dia 24 de junho último com a colocação de flores no Busto do Almirante Negro João Cândido no Parque da Marinha do Brasil, em Porto Alegre.

O ato contou com presença de autoridades como o Mestre Griô Adalberto do Nascimento Cândido. Foi um ato simbólico da formalização da Confraria na formação da sua Diretoria Executiva composta por Domingos Oscar Nunes da Luz, pelo jornalista e Conselheiro da ABI Jesus Antunes, João Carlos Agostinho Prudêncio, Rodrigo Soares Rodrigues e João Cândido de Oliveira Neto, neto de João Cândido.

(Com a ABI)

Comentários