EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO NOS 80 ANOS DA REVOLUÇÃO ESPANHOLA!




         Realizado, na segunda-feira, dia 18 de julho de 2016, no Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania, o cinema debate 80 anos da Guerra Civil espanhola. Houve a exibição do documentário Indomables, una historia de Mujeres Libres. O documentário foi produzido por Zer Ikusi A e CGT, com a direção de Juan Felipe. 

        O documentário fala do lançamento do 1º número da revista Mujeres Libres, em maio de 1936, da formação de agrupamentos Mujeres Libres em toda Espanha, da fundação da Federación Nacional de Mujeres Libres, em agosto de 1937 e da participação das mulheres na revolução espanhola.

        Após a exibição do documentário houve uma roda de conversa que foram debatidos os seguintes temas:

- 80 anos da Revolução Espanhola e a guerra civil (1936 – 1939).

- Violação dos direitos humanos praticados pela extrema direita espanhola, italiana e alemã (Franco, franquistas, fundamentalismo católico, fascistas e nazistas) durante a guerra civil e após o massacre de 1939 que pôs o fim à guerra.

- A questão da história, memória, verdade e justiça: houve 36 anos de ditadura franquista/fascista na Espanha (1939 – 1975). Em conta conservadora, estima-se que pelo menos 500 mil pessoas foram mortas pelo franquismo, há mais de 200 mil desaparecidos. 

- O Pacto de Moncloa (1977) – que selou a transição espanhola – traz na sua essência a moderação, a conciliação e certo continuísmo. O rei Juan Carlos foi ungido pelo próprio Franco. Somente no tardio ano de 2006, a Corte Espanhola e o Parlamento europeu condenaram o regime franquista como violador dos direitos humanos. 

- A luta feminista na época da revolução espanhola e na atualidade.

- Auto-emancipação: a perspectiva de classe e de gênero.

- A luta anticapitalista e a militância de forma autogestionária, autônoma e independente com relação ao Estado, aos governos, às empresas, aos editais, aos gabinetes, ao parlamento e à burocracia. Exemplos que foram realizados na Revolução espanhola.

- A democracia direta versus democracia representativa.

        Estiveram presentes militantes dos movimentos sociais, estudantes, trabalhadorxs, feministas, punks e membros de organizações políticas. Agradecemos a presença de todas e todos.

        O documentário Indomables, una historia de Mujeres Libres foi também exibido pelo Círculo de Estudos Libertários de Uberaba, com o apoio da Biblioteca Terra Livre e Editorial Eleuterio, no dia 15/07/2016, no Centro Educacional da UFTM - Uberaba/MG. No dia 31/07/2016 haverá também a sua exibição pela Biblioteca Terra Livre – Cineclube Terra Livre no ciclo 80 anos da Revolução espanhola - na Vila Romana/São Paulo.

O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania agradece a tradução do documentário para a língua portuguesa, produzida pela Biblioteca Terra Livre. Com esta tradução, foi possível a exibição pública em Belo Horizonte. 

Agradecemos, sobretudo, ao camarada Juan Felipe, diretor do documentário, pelo importante trabalho de resgate da história e pela divulgação da nossa atividade de militância. Agradecemos também a Mujeres Libres de CGT en la Comunidad Valenciana que, desde 1936 – 80 años de feminismo libertário - , se mantém firme na luta pela auto-emancipação e que também divulgou nossa atividade de militância nas redes sociais.

Belo Horizonte, 19 de julho de 2016
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania 

Comentários