"Terra em Transe" lembra Dia do Jornalista

                               

O filme “Terra em Transe”, do cineasta baiano Glauber Rocha, será exibido, nessa sexta-feira, 7, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, às 18h30, no 7º andar, na sala Belisário de Sousa, em comemoração aos 109 anos da entidade e ao Dia Nacional do Jornalista. Entrada franca.
Em novembro de 2015, “Terra em Transe” entrou na lista dos 100 melhores filmes de todos os tempos, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

O longa de 1967, é ambientando na fictícia cidade de Eldorado e retrata a história de Paulo Martins, um jornalista idealista e poeta ligado à política. O filme também expressa os relacionamentos amorosos do personagem e a relação dele com as questões políticas.

Em planos de filmagem incomuns, Glauber expôs de forma poético-política as contradições do nascimento e da colonização de Eldorado – país imaginário – permeadas pela tradição cultural brasileira, fazendo alusão ao momento político vivido pelo Brasil entre 1960 e 1966.

Mesmo usando metáforas e mensagens entrecortadas, Terra em Transe foi censurado pela ditadura e dividiu opiniões mesmo entre militantes da esquerda, em 1967, ano de seu lançamento.

(Com a Associação Brasileira de Imprensa)

Comentários