Mostra de Animação Russa no SESC até dia 7

                                              
O Velho e o Mar
Belo Horizonte recebe a partir desta terça-feira (26) a Mostra de Animação Russa. Ao longo de 10 dias, serão exibidos gratuitamente 40 desenhos animados de 20 diretores, realizados entre os anos de 1950 e 2016.

Entre os destaques da programação estão “O Velho e o Mar” (1999), de Alexander Petrov, que recebeu  o Oscar por este filme, e que foi indicado novamente ao prêmio norte-americano por “Meu Amor” (2006).

Outros pontos altos são “O Conto dos Contos”, obra de Yuri Norstein, visto pela Academia americana como “melhor desenho animado de todos as épocas e povos”, e “Lavatory-Lovestory”, de Konstantin Bronzit, indicado ao Oscar em 2009. 

Ainda durante o evento haverá uma oficina de animação com a diretora e animadora Svetlana Filippova, bem como o lançamento do livro “Tarakã” (Baratão), do escritor russo Kornei Tchukóvski, com tradução inédita para o português. 

“A mostra é composta por outros importantes nomes do cinema de animação soviético e russo e apresenta no Brasil uma produção única que, apesar de ter recebido importantes prêmios na Europa e nos Estados Unidos, ainda não é conhecida no país”, diz Maria Vragova, curadora da mostra, ao lado de Luiz Gustavo Carvalho.

Segundo Vragova, 80% dos filmes são da época da antiga União Soviética, e o restante apresenta a produção de animação contemporânea. “Queremos, assim, levar ao público um importante capítulo da história do cinema de animação universal.”

O evento acontecerá na capital mineira até 7 de julho e depois seguirá para São Paulo, no CineSesc. A edição paulistana terá sessões comentadas.

(Com Russia Beyond)

Comentários