Pauta de reivindicações dos bancários entregue aos patrões

                                                                     

Bancárias e bancários de BH e região, aprovaram, em Assembleia realizada nesta terça-feira, 12 de junho, na sede do Sindicato, a minuta de reivindicações da categoria para 2018. O documento será entregue à Fenaban nesta quarta-feira, 13, em São Paulo.

A minuta foi definida na 20ª Conferência Nacional dos Bancários, que ocorreu entre os dias 8 e 10 de junho em São Paulo. Dando prioridade à manutenção de direitos após a entrada em vigor da reforma trabalhista, as reivindicações visam, principalmente, proteger os trabalhadores dos efeitos da nova lei.

Sendo assim, além do reajuste composto pela reposição da inflação mais aumento real de 5%, a categoria reivindica a garantia da vigência da CCT até que as partes firmem um novo contrato coletivo, assegurando a ultratividade.

Bancárias e bancários cobram, também, a manutenção da mesa única de negociação e que a Convenção Coletiva seja válida para todos os bancários, independentemente do nível de escolaridade ou da faixa salarial.

A minuta ainda reivindica: garantia do emprego com a vedação das demissões em massa e da rotatividade, vedação dos acordos individuais de banco de horas, manutenção das homologações nos sindicatos e que a implantação das novas formas de jornada de trabalho previstas na reforma trabalhista só possa ocorrer por meio de acordo coletivo de trabalho.

                                                                                     Alessandro Carvalho

“A aprovação da minuta de reivindicações é um importante passo para que iniciemos as negociações com os bancos, exigindo a garantia do que conquistamos em décadas de luta. Temos que proteger a CCT e impedir que a reforma trabalhista destrua nossos direitos. Além disso, nossa Campanha deve ser política neste ano eleitoral, mostrando à categoria e a toda a sociedade a importância de defender a democracia e de eleger candidatos efetivamente comprometidos com a pauta dos trabalhadores e com o desenvolvimento do país”, afirmou a presidenta do Sindicato, Eliana Brasil.

Também foram aprovadas, durante a Assembleia, as pautas de reivindicações específicas por bancos.

Comentários