OPEP decide aumentar produção diária de petróleo a partir de julho


Os membros da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) concordaram ontem (22) na reunião dos ministros em aumentar a produção diária do petróleo a partir de julho.

A organização declarou no mesmo dia que, para manter a estabilidade do mercado petrolífero, a partir do dia 1o de julho aumentará a produção diária. A OPEP não detalhou os projetos de implementação nem a proporção da produção dos países membros, uma vez que ainda existe  divergência entre eles.

Antes da reunião, representantes de países como a Arábia Saudita discutiam a possibilidade de aumentar a produção diária em 1 milhão de barris, volume considerado um objetivo difícil para alguns membros. Mesmo assim, os participantes chegaram a um consenso. Analistas consideram que o aumento diário poderá chegar a 600 mil barris.

Segundo o acordo alcançado em 2016 pelos países membros da OPEP sobre redução de produção, a organização diminuiu a oferta em 1,2 milhões de barris diários.

Segundo informações, a decisão da OPEP de aumentar a produção foi motivada por problemas de oferta de óleo em alguns países membros, assim como pelo aumento da necessidade do mercado internacional.

(Com a Rádio Internacional da China)

Comentários