DESCOBERTO, NA ZONA DA MATA, É REVELADA EM FILMES NA REDE MINAS, NESTA SEXTA (30)

                                                                              Fabíola Lima


Faixa de Cinema exibe curtas do diretor Bruno Rubim

A pequena cidade de Descoberto, na Zona da Mata, é cenário de filmes. Foi nesse município onde nasceu o diretor Bruno Rubim. O cineasta hoje vive no Rio de Janeiro, mas a inspiração e o afeto pelo município continuam, também, nas lentes de sua câmera. Foi ali que ele registrou curtas que rodaram em festivais no Brasil e no mundo e foram premiados. A Faixa de Cinema, da Rede Minas, exibe as obras de ficção do mineiro “Alforria” e “Lençol de Inverno” e o documentário sobre o patrimônio imaterial da cidade, “Bloco do Boi”, nesta sexta (30).


Inspirado em um conto de Mateus Baldi, o curta “Lençol de Inverno” traz a história de um coveiro que deve retornar para a cidade onde cresceu para enterrar o pai. A volta ressuscita fantasmas do passado e exige escolhas. O enredo traz, de maneira sútil, preconceitos e posturas conservadoras que ainda persistem em pequenas cidades. 

Toda a trama se passa na zona rural de Descoberto, em um ambiente cercado de montanhas. A população do município participou da produção. Bruno Rubim realizou uma oficina audiovisual no local e trouxe os moradores para completar o elenco e a equipe técnica. 

O filme foi exibido na praça da cidade antes de rodar por festivais. A obra recebeu diversos prêmios como de melhores filme, roteiro e ator na Mostra Sesc de Cinema e menção honrosa no Festival de Cinema Brasileiro – Circuito Penedo.

                                                                                                        Zeca Vieira


O filme “Alforria” é outro título inspirado na juventude do cineasta em Descoberto. O diretor explica que a indústria do vestuário é forte na cidade e acaba sendo o destino de muitos da região. Em uma ficção, Rubim retratou essa realidade com o personagem Mateus. O jovem, que queria seguir o sonho de trabalhar em uma oficina de motos, vive a cobrança para seguir a profissão costurando nas confecções que movimentam a economia do local. 

Assim como em “Lençol de Inverno”, o cineasta realizou uma oficina na cidade e incorporou a população na equipe. O filme rodou cerca de 20 festivais nacionais e internacionais e foi premiado no Noia, em Fortaleza, e O Cubo, no Rio de Janeiro.

                                                                                                        


O patrimônio imaterial de Descoberto também é retratado na obra de Bruno Rubim em “Bloco de Boi”. O documentário traz o grupo carnavalesco que surgiu por volta da década de 50, quando negros e pobres eram excluídos das celebrações no clube do município. O grupo tomou as ruas e criou personagens, como o boi, que hoje dá nome ao bloco. Com o passar das décadas a festa se tornou uma tradição que atrai a comunidade e turistas à cidade.


A Faixa de Cinema com os curtas de Bruno Rubim vai ao ar nesta sexta (30), às 23h30, pela Rede Minas. O público ainda pode conferir os filmes, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.


SERVIÇO

Faixa de Cinema – 30/10, às 23h30, pela Rede Minas

Curtas “Alforria”, “Lençol de Inverno” e “Bloco do Boi” (direção Bruno Rubim)

https://mail.google.com/mail/u/0/?tab=rm&ogbl#inbox/FMfcgxwKjBRGVdCztVTMFpTNkCVVdmph

(Com Tatiana Coutinho)


Comentários