Filme brasileiro “Aos pedaços”, de Ruy Guerra, é destaque do Festival de Cinema do Brics. (O filme do moçambicano foi o vencedor do último Festival de Gramado, levando o Kikito de Melhor Filme. O discurso de Guerra foi um míssil disparado contra o atual quadro político brasileiro: de ditadura disfarçada)

                                         


País é representado por dois longas em evento realizado em Moscou. Vencedores serão nomeados em 7 de outubro.

Os filmes dos diretores Ruy Guerra e Daniel Filho, “Aos pedaços” e “Silêncio da Chuva”, respectivamente, estão representando o Brasil no 5º Festival de Cinema do Brics, que começou na quinta-feira passada (1º) e segue até 7 de outubro. O evento acontece no âmbito do 42º Festival Internacional do Cinema de Moscou.


No total, participam da competição dez filmes da Rússia, Brasil, Índia, China e África do Sul – sendo dois de cada país. As exibições ocorrem em formato misto.


Para o crítico russo de cinema Kirill Razlogov, a programação do festival pode ser descrita como “interessante” e “indicativa”.


“Esta seleção relativamente pequena inclui dois filmes por país e demonstra extrema diversidade temática, de gênero e estilo. É difícil imaginar oposições mais contrastantes e criativas dentro de cada país e entre eles”, declarou Razlogov.


Em mensagem aos organizadores, participantes e espectadores, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguêi Lavrov, afirmou que o Festival do Brics oferece uma” contribuição valiosa” e, embora seja uma iniciativa relativamente nova, já conquistou reconhecimento entre os amantes do cinema e o público em geral”.


“Estou convencido de que a grande programação do Festival de Cinema do Brics vai fortalecer ainda mais os laços amistosos. Desejo novos êxitos criativos aos organizadores e participantes, e experiência inesquecível aos espectadores.”


Os vencedores serão nomeados em 7 de outubro por um júri profissional, que inclui cineastas recomendados pelas embaixadas dos países do Brics. O júri é presidido pelo diretor russo Serguêi Mokritski.


O próximo Festival de Cinema do Brics acontecerá na Índia, em 2021.

https://br.rbth.com/cultura/84460-filme-brasileiro-festival-brics?utm_source=Newsletter&utm_medium=Email&utm_campaign=Email

(Com Russia Beyond)

Comentários